Search
Search

Abratel apoia a campanha Outubro Rosa

Abratel apoia a campanha Outubro Rosa

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Abratel apoia o movimento mundial denominado Outubro Rosa. A campanha visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. A partir desta quarta-feira (1º), até o último dia do mês, várias cidades do mundo vão ressaltar a cor rosa em monumentos, marcas e mídias virtuais.

A ideia do movimento é discutir esse assunto tão sério durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês foi escolhido por causa da história do movimento (leia abaixo). “Ao ver a cidade iluminada de rosa, mesmo que a pessoa não saiba o que é, vai querer saber”, disse a ministra Eleonora Menicucci, secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

O câncer da mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar de mais raro, o câncer de mama também acomete homens.  

O presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, destacou a contribuição das radiodifusoras na divulgação do movimento. “As empresas de rádio e televisão tiveram um papel importantíssimo no sucesso da campanha desde o seu lançamento no Brasil. As emissoras ofereceram ampla cobertura jornalística, não só das ações de marketing do Outubro Rosa, mas de trabalhos pontuais voltados para diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama”, informou o presidente.

A organização do Outubro Rosa  registra que a causa não tem proprietário exclusivo e conclama a todos que quiserem abraçar o movimento. “Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa”, do site Outubro Rosa.

HISTÓRIA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. Agora a ideia foi absorvida pelo campo virtual devido o grande alcance da internet, com destaque para as redes sociais.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (FONTE: http://www.outubrorosa.org.br)

Por João Camilo
Assessoria de Comunicação da Abratel
Fotos: Outubrorosa.org e EBC

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
microfone
MCom reabre prazo para adaptação de rádios OC/OT para FM
ads_1200x628
Futurecom 2025 com desconto exclusivo para associadas Abratel
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
radiodifusão
Nova lei moderniza legislação da radiodifusão; confira o que muda
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Informe Abratel
Loading...
1 2 67

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas