Search
Search

Abratel marca presença no SET eXPerience

Abratel marca presença no SET eXPerience

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Terceiro dia do evento foi dedicado à TV

 

Na quinta-feira (3), aconteceu o último dia do SET eXPerience Live. Com o tema O Futuro da TV, o encontro apresentou a pauta estratégica e regulatória da radiodifusão para o próximo biênio, dando destaque à evolução da TV por meio da integração do broadcast e broadband e da evolução dos modelos de negócios, tendo o usuário como centro.

O painel “Agenda Regulatória do Setor de Radiodifusão: Inovação, Expansão da TV terrestre e o Futuro da Banda C”, contou com a participação de Samir Nobre, diretor-geral da Abratel.

Também estiveram presentes nomes como o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, e Vinícius Oliveira Caram Guimarães, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel.

O debate abordou as ações e projetos das agendas regulatórias do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como a recente aprovação do uso de saldo remanescente para projetos de interiorização da TV Digital no país e democratização da internet.

Para o diretor-geral da Abratel, a deliberação da Agência marca a história do setor. “A radiodifusão e cerca de 24 milhões de brasileiros que serão beneficiados diretamente por esse projeto foram agraciados com uma decisão histórica após uma construção técnica, robusta e segura do Conselho Diretor da Anatel”, celebrou.

Segundo Nobre, o projeto da radiodifusão irá garantir a continuidade do processo de digitalização da televisão aberta e gratuita, atendendo aos municípios que possuíam acesso ao sinal analógico e que ainda não dispunham de sinal digital terrestre.

Samir também apontou os caminhos para que o projeto tenha êxito na sua implementação, assegurando que a televisão digital seja uma realidade para todos os brasileiros até 31 de dezembro de 2023.

“O setor de radiodifusão e o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações, terão um trabalho hercúleo de mobilização junto as Prefeituras Municipais e junto as emissoras afiliadas para que essa política pública saia do papel e seja concretizada na prática”, ponderou o diretor-geral da Associação.

TVRO

Outro importante tema foi o futuro da banda C e das operações de TVRO com a futura implementação do 5G, uma das pautas prioritárias da Abratel em 2021, que defende como solução definitiva a migração dos usuários do serviço de TVRO doméstica da banda C para a banda Ku, liberando a faixa de 3,5 GHz para o uso da tecnologia.

Max Martinhão destacou o comprometimento do Governo Federal em atender milhões brasileiros que tem TVRO em seus lares para ter acesso à diversidade de programação gratuita. “A preocupação do Governo é assegurar que se tomem as medidas para solucionar a questão da interferência do 5G em sinal de TVs via parabólica”, afirmou.

Segundo Vinicius Caram, Superintendente da Anatel, o trabalho conjunto será de pensar os arranjos do edital para que haja a convivência harmônica do sistema. “Graças à TV aberta, temos a efetivação do direito fundamental à informação e ao entretenimento, principalmente para a população de baixa renda. Não poderíamos deixar este público de fora do edital”, analisou Caram.

 

Por Amanda Salviano
Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
5G
5G chega a mais de 1.500 cidades e já alcança 70% da população brasileira
img20250702175719550MED
Comissão de Comunicação da Câmara ouve Ministro das Comunicações
Informe Abratel
Loading...
1 2 61

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas