Search
Search

Abratel participa da SET Sul

Abratel participa da SET Sul

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Executivos do governo brasileiro e representantes das principais entidades da radiodifusão debateram as mudanças regulatórias e os desafios da chegada da TV 3.0

Na última quarta-feira (25), a Abratel, representada por Wender Souza, assessor técnico de engenharia, participou do evento SET Sul, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em Florianópolis (SC).

O painel “Atualizações Regulatórias” teve como moderador Francisco Peres, coordenador do GT de Compartilhamento de Infraestrutura da SET, e contou com a participação de Paulo Cardoso, coordenador de Inovação e Sistemas de Radiodifusão da Anatel; Fábio Bigolin, presidente da ACAERT; Rodolfo Salema, diretor de Assuntos Legais da ABERT; e Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações.

A palestra foi iniciada por Tawfic Awwad, que fez um balanço da gestão do governo e falou do envio do decreto para a escolha do padrão da TV 3.0, o avanço nas negociações internacionais para harmonização da tecnologia e a publicação de novos decretos, como o de RTVSat e o de desburocratização.

Awwad também falou sobre a conclusão do modelo de precificação para novas licitações de rádio FM e TV, além do lançamento de um novo edital para ocupação da capacidade ociosa em municípios contemplados pelo programa Digitaliza Brasil.

Paulo Cardoso, da Anatel, discutiu a necessidade de uma faixa de espectro adicional para a TV 3.0 e destacou os trabalhos relacionados à migração de frequências de enlaces e satélites. Ele ressaltou a importância de desenvolver padrões técnicos e de antenas, além de medidas voltadas para a viabilidade técnica e a automatização da TV digital.

Durante sua apresentação, Wender Souza expôs a posição da Abratel em relação à TV 3.0, destacando a necessidade de garantir a proeminência da TV aberta. “A TV aberta é o centro das atenções no Brasil”, afirmou.

Ele propôs uma maior visibilidade para o ícone da TV aberta na tela inicial dos televisores e sugeriu a criação de uma tecla específica no controle remoto, utilizando o ícone padronizado pelo Fórum.

Além disso, defendeu que a trilha da TV aberta devesse incluir apenas aplicativos correspondentes aos canais recebidos e pediu a vedação da ocultação ou exclusão de ícones de canais da trilha da TV aberta. Wender também ressaltou a disputa por espaço e os desafios enfrentados pelos telespectadores em identificar “onde está a TV aberta”.

Ao final do painel, o público contribuiu com perguntas e comentários sobre a chegada da TV 3.0 e os desafios que as emissoras enfrentarão na transição para uma televisão híbrida.

Com informações da SET 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
logo abratel oficio
 Nota à imprensa | ABRATEL e ABERT
side-view-radio-microphone-with-copy-space
Rádio alcança 79% da população no Brasil, aponta Kantar IBOPE Media
eleicoes 2024
Eleições 2024: propaganda eleitoral de rádio e TV retorna na sexta-feira (11)
naom_5842c1203e137
Nota de pesar | Cid Moreira
LOGO MCOM
MCom anuncia classificação final para retransmissão de sinais em municípios do Digitaliza Brasil
Informe Abratel
Loading...
1 2 33

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas