Search
Search

Abratel participa de inauguração da primeira estação do Digitaliza Brasil

Abratel participa de inauguração da primeira estação do Digitaliza Brasil

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Na última segunda-feira (27), o ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, anunciou a inauguração da primeira estação de televisão digital, instalada no município de Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, pelo programa Digitaliza Brasil.

A Abratel foi representada pelo Vice-Presidente de Televisão, André Dias, e pelo Diretor Comercial e Marketing da associada TV Tropical, Raniere Andrade. Ao lado do secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, eles acionaram a chave que simbolizou a ativação da estação digital. A ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital e irá beneficiar toda a região.

Durante o evento, o ministro Faria lembrou que o país ainda conta com 1.638 municípios que assistem apenas TV analógica. “Aqui em Tenente Ananias estamos inaugurando o programa Digitaliza Brasil. É a democratização e a melhoria da transmissão de TV no Brasil. Vamos levar o sinal digital para o resto do país e, até dezembro do ano que vem, nenhum município mais vai assistir televisão analógica”, enfatizou o ministro.

De acordo com Maximiliano Martinhão, no Nordeste serão instaladas 580 estações digitais. “Em Tenente Ananias, por exemplo, tínhamos uma única emissora. Com a infraestrutura compartilhada, vamos ter até oito canais com qualidade digital, a partir de hoje, prestando serviço e assim vai ser em todas as cidades inseridas no programa”, destacou o secretário de Radiodifusão da pasta. “Com o Digitaliza Brasil, a população ganha mais qualidade na programação de TV e mais opções de canais”, completou.

Além da entrega da estação de televisão digital, o MCom também assinou termos de adesão ao programa Digitaliza Brasil com quatro prefeituras: Doutor Severiano, Portalegre, Rafael Fernandes e Umarizal. Essa é uma etapa importante para a digitalização do sinal nessas cidades. O próximo passo é a implantação da infraestrutura compartilhada de transmissão, sem custos para os municípios.

O programa

O Digitaliza Brasil foi criado por portaria publicada em maio deste ano pelo MCom e tem como objetivo concluir o processo de digitalização dos sinais de TV no país até 2023, o que vai beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. Em todo o Brasil, ainda existem 1.638 cidades onde só têm TV aberta analógica.

A pasta já publicou quatro editais do programa que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na última semana, o MCom avançou em mais uma etapa do programa, alcançando agora a região Sudeste.

Assessoria de Comunicação da Abratel
Com informações do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
microfone
MCom reabre prazo para adaptação de rádios OC/OT para FM
ads_1200x628
Futurecom 2025 com desconto exclusivo para associadas Abratel
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
radiodifusão
Nova lei moderniza legislação da radiodifusão; confira o que muda
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Informe Abratel
Loading...
1 2 67

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas