Search
Search

Limpeza da faixa de 3,5 GHz é concluída em todos as cidades do Brasil

Limpeza da faixa de 3,5 GHz é concluída em todos as cidades do Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) | Siga Antenado anunciaram, na última terça-feira (26), a conclusão da liberação da faixa de 3,5 GHz em todos os municípios brasileiros, com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no cronograma.

A antecipação da conclusão em 5,5 mil municípios possibilita a ativação do 5G em todo o país e representa um marco importante para a expansão da infraestrutura digital no Brasil, além de contribuir para a melhoria da conectividade em áreas urbanas e rurais, conforme o cronograma de implementação das operadoras.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz faz parte das obrigações estabelecidas no edital do Leilão do 5G, realizado pela Anatel em 2021. Para viabilizar a liberação da faixa, foi necessário atuar em duas frentes: a mitigação de interferências e a desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), além da migração da TVRO — com a mudança do sinal de TV da Banda C para a Banda Ku e a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital nas residências de famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal.

O evento contou com a presença do conselheiro da Anatel, Vinicius Caram, atual presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI). “A conclusão dessa obrigação editalícia com 14 meses de antecedência reflete o sucesso do modelo de implementação da política pública e o comprometimento de todos os envolvidos em atuar com eficiência e celeridade para levar o 5G ao maior número de brasileiros o mais rápido possível”, afirmou Caram.

Leandro Guerra, presidente da EAF, destacou que a antecipação foi possível graças ao alinhamento e aos esforços conjuntos entre os diversos agentes envolvidos, como representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel, das operadoras vencedoras do leilão, da radiodifusão e dos satelitais.

“Este avanço é motivo de orgulho para todos os envolvidos, dada a observação do impacto positivo já gerado pela expansão do 5G standalone, pelo atendimento às necessidades de famílias de menor renda e, consequentemente, pelo significativo impacto da conectividade resultante das políticas públicas de telecomunicações”, afirmou Guerra. Também participou do anúncio o diretor de operações da EAF, Antonio Parrini.

Os municípios, bairros e a quantidade de estações licenciadas para o 5G na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso da tecnologia, podem ser consultados nos dashboards disponíveis no painel de dados da Anatel.

Distribuição de kits – Desde o início da operação, já foram instalados mais de 4,3 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital nas residências de famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal, que dependem da parabólica tradicional para acessar o sinal aberto de TV. De acordo com a EAF, a distribuição dos kits continuará em todas as cidades brasileiras.

Com informações do MCom e Siga Antenado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
mcom
Chamamento para serviço de RTV primário está aberto até final de janeiro
Woman in the office
Voz do Brasil: consulta pública para o calendário de 2025 vai até 31 de janeiro
foto pesar miriam aquino
Nota de pesar | Miriam Aquino
LOGO ABRATEL
Boas festas!
54213215741_8e403d34de_k
TV 3.0 avança no Brasil
Informe Abratel
Loading...
1 2 43

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas