A Abratel realizou, na última quarta-feira (2), em Brasília, o encontro Abratel & Anatel 2020. O objetivo do evento foi alinhar as pautas do setor de radiodifusão para 2021 e celebrar as conquistas alcançadas neste ano.
Participaram do encontro o diretor-geral da Abratel, Samir Nobre, o vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo, o presidente da Abratel, Márcio Novaes, o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, os conselheiros Abraão Balbino, Carlos Baigorri e Moisés Moreira, o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, José Marcelo Amaral, e o coordenador de relações governamentais e comunicação da Abratel, João Camilo.
O presidente da Associação, Márcio Novaes, enalteceu o trabalho realizado pelo Conselho Diretor da Anatel ao longo do ano, com destaque para a recente aprovação do uso do saldo remanescente proveniente do processo de digitalização da televisão aberta.
“Mesmo em um ano atípico e cercado de crises, agravadas pela pandemia que atingiu o mundo, os radiodifusores têm muito a comemorar em 2020. Em destaque, a decisão da Anatel na última semana, que aprovou, por unanimidade, o projeto do setor de radiodifusão para levar a TV digital aos municípios mais distantes do país que ainda não receberam a tecnologia”, ponderou.
Euler fez um balanço positivo do evento Abratel & Anatel 2020. “O encontro visou celebrar as boas pautas que avançaram no ano de 2020, um ano atípico e desafiador para toda a sociedade. Sobretudo, para fazer uma reflexão dos passos positivos que demos ao lado da radiodifusão e, certamente, a partir desta compreensão, sedimentar os passos que serão pavimentados em 2021 nos diferentes processos que a Anatel tem na sua agenda regulatória”, afirmou.
Durante a reunião, os conselheiros da Anatel reforçaram a importância do setor de rádio e TV para o país, principalmente pela sua característica de serviço social essencial a toda sociedade. “Nos colocamos à disposição dos radiodifusores para auxiliá-los, no que couber à Agência, visando o desenvolvimento do setor, em benefício da nossa população. Também agradecemos e contamos com o apoio da Abratel neste processo”, informou o presidente da Anatel.
Futuro
Ao falar do futuro da radiodifusão, o presidente Márcio Novaes ratificou que o setor tem uma prioridade para 2021. “Para o próximo ano, o tema mais aguardado pelo nosso setor envolve a migração das chamadas TVROs (parabólicas domésticas) para a Banda Ku, por conta do leilão da faixa a ser ocupada pelo 5G. Acreditamos que, mais uma vez, a Agência tomará uma decisão acertada que impactará a vida de milhões de brasileiros que têm a TV como única fonte de informação, entretenimento e cultura”, concluiu Novaes.
O leilão da faixa dos 3,5 GHz deve acontecer no primeiro semestre de 2021. A migração do serviço de parabólicas domésticas para via satelital é a forma mais segura de garantir que mais de 20 milhões de lares brasileiros continuem tendo acesso à TV aberta.
Assessoria de Comunicação da Abratel