A Associação distribuiu cartilhas para estudantes sobre desinformação e alertou
a respeito do compartilhamento de notícias falsas
Teve início ontem (21) a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) marcou presença na cerimônia de abertura, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF, e fez uma ação junto aos estudantes que passaram por lá.
A Associação distribuiu cartilhas e livretos sobre desinformação e alertou a respeito do compartilhamento de notícias falsas. Com o mote “vamos juntos combater as fake news”, a entidade ensinou para os estudantes dez passos para identificar um conteúdo falso que circula, por exemplo, nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens instantâneas.
O presidente da Abratel, Márcio Novaes, acompanhou a ação e destacou que educar as crianças e os jovens sobre desinformação é promover ética, cidadania e tolerância. “O comprometimento tem de vir da imprensa, da família, do professor, de todos os lados. Nesse cenário cada vez mais digital, é preciso unir forças e educar o aluno para que ele possa mediar a absorção da informação que se recebe. A escola não pode ficar à margem do que acontece no mundo virtual, porque o que acontece lá tem influência na vida real”, declarou Novaes.

Para o professor de matemática e robótica do SESI Taguatinga, André Alcântara, “o trabalho de conscientização, principalmente com as nossas crianças, é muito importante, pois a maioria das informações atravessadas que recebemos hoje muitas vezes são replicadas por eles mesmos nos grupos online”, avaliou.
O docente acredita que a apuração das fontes contribui com a formação do aluno e o desenvolvimento de uma leitura mais crítica, capaz de identificar fake news e não propagar inverdades. “No SESI, trabalhamos na parte da robótica com muita pesquisa, então os alunos são obrigados a trazem para a sala de aula, no mínimo, dez fontes de informação. Eles pesquisam em livros, reportagens, revistas e, posteriormente, eu checo todo o material. Essa atividade cria nos alunos a conscientização de sempre buscar quem publicou a informação e avaliar a veracidade dos fatos”, explicou Alcântara.
A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia acontece até domingo (27) em 278 municípios brasileiros. A entrada é gratuita e mais de 5,2 mil atividades devem ser promovidas por 172 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil. A programação completa está no site do MCTIC.
Serviço
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Brasília/DF
Data: 21 a 27 de outubro
Horário: das 9h às 20h de segunda a sábado; das 10h às 20h no domingo
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Entrada gratuita
Por Amanda Salviano
Assessora de Comunicação da ABRATEL
(Fotos: divulgação)