Ele conheceu a sede da associação e concedeu entrevista
para a Rádio Abratel
Nesta semana, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) recebeu a visita do senador Jean Paul Prates (PT/RN). Durante o encontro, o presidente Márcio Novaes e a equipe apresentaram a nova sede e os trabalhos realizados pela associação, como o combate a desinformação, às chamadas fake news.
Jean é advogado e economista, ambientalista, empresário e dirigente de sindicato de empresas. Ele tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais. Vice-líder da Minoria no Congresso, assumiu o mandato em 2019 na vaga da então senadora Fátima Bezerra (PT/RN), que foi eleita governadora do Rio Grande do Norte.
Prates presidiu o Sindicato da Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN) e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE). Também foi secretário de Estado de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, assessor jurídico da Petrobras Internacional e consultor do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo.
Rádio Abratel
Na ocasião, ele concedeu entrevista para a Rádio Abratel e falou sobre as propostas do seu primeiro mandato, enfrentamento à desinformação e, por fim, deixou uma mensagem para as associadas. Na visão do senador, é preciso que o judiciário enxergue as fake news como um crime e a legislação seja modernizada para que se possa combater terminantemente as notícias falsas.
Ele ressaltou ainda a importância de valorizar o papel das empresas de jornalismo que produzem conteúdo sério e com credibilidade. “Eu não posso conceber que empresas de jornalismo que empregam centenas de pessoas que apuram em tempo rápido uma notícia ou uma fake news que está circulando sejam comparadas, sem nenhum demérito, a um blogueiro que fica em casa recebendo telefonemas de fofocas e injuriando pessoas”, ponderou Prates. Para o senador, “a missão de comunicar e transmitir notícias, informações, entretenimento e cultura é quase divina”.
Confira a entrevista completa:
Por Amanda Salviano
Assessora de Comunicação da ABRATEL
(Foto: divulgação)