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Análise da Kantar revela que retorno do entretenimento impacta a publicidade

Análise da Kantar revela que retorno do entretenimento impacta a publicidade

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Data: 28/9/2022
Veículo: Tela Viva

A compra de mídia por parte do setor de entretenimento, que abrange cultura, lazer, esporte e turismo, foi de R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre de 2022. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve 73% de aumento. Este é um dos dados apontados em setembro pelo Data Stories, conteúdo temático mensal da Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia.

O crescimento foi impulsionado especialmente pela categoria de eventos sociais e culturais, cujo investimento na compra de espaços publicitários foi 406% maior do que em 2021. A categoria de viagens, a maior do setor, também cresceu cerca de 70%. São dados animadores, já que o setor de entretenimento foi radicalmente afetado pela pandemia da Covid-19.

Agora, com a reabertura econômica, após meses de isolamento social, a estratégia para se aproximar dos clientes tem sido gerar experiências e memórias – tanto que mais de 800 marcas promoveram eventos patrocinados na TV neste primeiro semestre. A Heineken, por exemplo, investiu R$ 5 milhões em dois bares na Cidade do Rock, durante o Rock in Rio 2022, além de criar um espaço de imersão multissensorial unindo natureza e sustentabilidade.

Com as pessoas nas ruas, sobem também as iniciativas de mídia Out of Home (OOH). De janeiro a junho de 2022, o volume de anúncios em plataformas como outdoors, busdoorse aeroportos foi de 31% a mais do que no mesmo intervalo do ano anterior. O que faz sentido, já que neste primeiro semestre, entre os respondentes que praticaram atividades de lazer, 41% dizem ter saído para beber, 37% para passear fora da cidade, 32% para dançar e 31% para shows e concertos musicais ou para exposições e teatros.

Cross Media Performance 

Atenta aos novos cenários, a Kantar IBOPE Media oferece soluções que mensuram a audiência sem duplicação na TV, redes sociais e plataformas digitais, como o YouTube, o que permite que as marcas otimizem suas campanhas cross mídia frente ao público desejado.

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