Pesquisar
Pesquisar

ANPD se torna Autarquia; mudança foi aprovada pelo Congresso

ANPD se torna Autarquia; mudança foi aprovada pelo Congresso

Logo ANPD

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) passa a ser, oficialmente, uma autarquia. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), com a Lei 14.460/22. Portanto, a ANPD passa a ter posição de agência reguladora e independência do Executivo.

No texto, a ANPD mantém a estrutura organizacional e as competências e observados os demais dispositivos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. O cargo de Diretor-Presidente foi alterado para Cargo de Natureza Especial, sem aumento de despesa. Serão alocados na autarquia, servidores ingressantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, conforme a Lei nº 7.834, de 6 de outubro de 1989.

Segundo o site Convergência Digital, o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, afirmou que já solicitou ao Ministério da Economia a realização de concurso público para contratação de 213 funcionários. Gonçalves também afirmou que trabalha em novo projeto de lei para mais mudanças na estrutura da ANPD.

A Autarquia foi resultado da Medida Provisória 1.124 de 2022, aprovada e promulgada sem emendas pelo Congresso Nacional. Esta mudança era prevista na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709 de 2018).

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Brasil Antenado7_Divulgação EAF
Nova parabólica digital chega a mais 108 cidades; saiba como agendar
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
brasil antenado
“Hoje sabemos o que acontece no mundo”, diz beneficiária de programa de antenas parabólicas
Ecad reajusta convênio com a Abratel a partir de janeiro
Ecad reajusta convênio com a Abratel a partir de janeiro
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
Informe Abratel
Loading...
1 2 82

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas