Search
Search

Aprovado PL da remuneração de conteúdo jornalístico

Aprovado PL da remuneração de conteúdo jornalístico

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Foi aprovado, nesta quarta-feira (22), na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 1354/2021 que propõe a remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais. A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.

A relatoria do PL foi do deputado Gervásio Maia (PSB/PB), que apresentou parecer favorável com substitutivo. O texto altera o Marco Civil da Internet com a finalidade de corrigir a assimetria regulatória existente entre as plataformas digitais e os veículos de comunicação profissionais, reconhecendo o direito de remuneração dos veículos pelo conteúdo jornalístico produzido e utilizado pelas plataformas digitais.

A votação foi conduzida pelo deputado Silas Câmara (REPUBLICANOS/AM), presidente da Comissão de Comunicação.

“Silas conduziu a votação com muita habilidade para que a gente pudesse estabelecer esse avanço no dia de hoje. O PL trata da remuneração de conteúdos produzidos pelo jornalismo brasileiro. Ou seja, são plataformas da internet que utilizam esses conteúdos que são produzidos e custam caro para a Comunicação brasileira e ganham dinheiro com isso em suas plataformas”, disse Gervásio Maia.

O parlamentar enfatizou que o modelo atual, sem a regulamentação, é extremamente injusto. Agora, segundo Gervásio, com regulamentação, “as duas partes terão que firmar um acordo comercial e fazer com que as empresas de jornalismo possam receber por aquilo que foi produzido”, ponderou.

À frente da Comissão de Comunicação, Silas Câmara parabenizou a atuação da Câmara dos Deputados que aprovou, por unanimidade, “um competente voto de relatório do deputado Gervásio Maia, que regula a relação entre as big techs e as empresas de jornalismo”, afirmou.

Para o deputado, a matéria coloca as ‘coisas em seu devido lugar’. “O Brasil avança por paridade, respeitando a radiodifusão brasileira e também o novo momento tecnológico do Brasil”, destaca Silas.

O presidente da ABRATEL, Márcio Novaes, celebra este grande passo para os radiodifusores e veículos de comunicação de todo o Brasil:

“Hoje, simbolicamente, demos um passo importantíssimo no reconhecimento do trabalho sério desenvolvido por todas as empresas de comunicação e pelos jornalistas brasileiros. Profissionais que têm responsabilidade sobre aquilo que publicam, que levam ao ar, ao seu ouvinte e ao seu leitor. É, acima de tudo, o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados, a Comissão de Comunicação, sob a liderança do deputado Silas Câmara, um reconhecimento de que o jornalismo brasileiro precisa ser valorizado. Chegou a hora de mostrarmos o nosso valor. Porque se nós não fizermos, ninguém de outro país o fará”.

 

 

 

Fotos: Vinicius Loures e Mario Agra/Câmara dos Deputados
Texto: Amanda Salviano

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
Abratel_Oficio-2-5
NOTA DE REPÚDIO
RECORD RIO
Marlene-Gomes-1
NOTA DE PESAR
Marlene Gomes
Affonso Brandao Hennel
NOTA DE PESAR
Affonso Brandão Hennel
Fact or Fake concept, change wooden cube
Câmara institui grupo de trabalho para debater a regulação das redes sociais
Man working in a radio station
ECAD divulga ações de apoio a radiodifusores do RS
Informe Abratel
Loading...
1 2 22

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas