Search
Search

Baigorri diz que WiFi 6E é um “canhão” à disposição dos ISPS

Baigorri diz que WiFi 6E é um “canhão” à disposição dos ISPS

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 28/9/2022
Veículo: Tele.Síntese

O presidente da Anatel disse que os mais de 19 mil provedores existentes no país não poderiam ter acesso à faixa do 5G, mas com o WiFi 6E poderão oferecer uma experiência de uso aos seus clientes muito similares aquela que será oferecida pela quinta geração móvel

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse, nesta terça-feira, 27, que a decisão da agência de alocar 1.200 MHz para o WiFi 6E é muito importante para o setor, mas agora é hora de viabilizar o uso dessa faixa. “Esse espectro não licenciado é praticamente um canhão que os provedores têm a sua disposição”, ressaltou na abertura do workshop sobre WiFi 6 promovido pela agência.

Segundo Baigorri, as condições para uso indoor da faixa já estão definidas, mas agora o desafio é viabilizar o uso outdoor. “Já existem sistemas incumbentes nessa faixa de 6 GHz, especialmente enlaces ponto a ponto, é preciso garantir a convivência entre esses sistemas”, disse.

Baigorri lembra que a decisão de alocar toda a faixa de 6 GHz para o Wifi 6E foi tomada ao mesmo tempo que se discutia o leilão do 5G  “Ao mesmo que nós colocamos uma grande quantidade de espectro licenciado para o desenvolvimento do 5G no Brasil, nós também viabilizamos a faixa não licenciada para que tenhamos um ambiente mais competitivo possível”, disse.

O presidente da Anatel disse que os mais de 19 mil provedores existentes no país não poderiam ter acesso a faixa da quinta geração, mas com o WiFi 6E e o WiFi 7, no futuro, poderão oferecer uma experiência de uso aos seus clientes muito similares aquele que serão oferecidos pelo 5G. “Essa é mais uma iniciativa que demonstra a nossa obsessão pela competição, que é por meio dela que conseguimos levar melhores serviços, com menores preços e com melhor qualidade”, disse.

POTENCIALIDADES

Para o superintendente Executivo da Anatel, Abraão Balbino, o workshop servirá, principalmente, para debater as potencialidades da nova tecnologia. “É fundamental que a gente consiga compreender as possibilidades de negócios existentes e que o 5G não caminha sozinho, e sim vem com o surgimento de um portfólio muito grande de novas tecnologias, que trazem toda essa inovação e o WiFi 6E é uma grande possibilidade para novos negócios”, disse.

Para Balbino, o WiFi 6E funciona como um complemento da rede 5G e de seus novos serviços, que vêm acompanhados da evolução do WiFi.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas