Pesquisar
Pesquisar

Bloqueio de programação inadequada na TV será debatida na CCTCI

Bloqueio de programação inadequada na TV será debatida na CCTCI

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) irá discutir, nesta quarta, o requerimento do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente do colegiado, que solicita ao Executivo informações a respeito da não regulamentação da lei que obriga os novos aparelhos de televisão a conterem dispositivo que possibilite o bloqueio temporário de programação inadequada.

O parlamentar quer saber da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os motivos que impedem a efetivação da legislação, baixada em 2001.

“Nós percebemos emissoras que veiculam conteúdos impróprios a crianças e adolescentes em plena luz do dia. Nós queremos que os pais, as pessoas responsáveis, possam determinar se aquela programação deve ou não ser assistida pelos seus filhos”, colocou Abi-Ackel.

De acordo com ele, compete à lei federal instituir meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defender de programas de TV ou rádio que contrariem os fins educativos que esse tipo de conteúdo deveria ter, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

No entanto, a norma que determina aos fabricantes de aparelhos de televisão a oferta de um mecanismo que permita ao usuário bloquear a recepção de material indesejado, aprovada pelo Congresso Nacional depois de mais de cinco anos de intensos debates, jamais teve eficácia – justamente porque o governo não regulamentou o ato por meio de decretos.

“Trata-se de um desrespeito à lei, já que o prazo de 180 dias, contados de 28 de dezembro de 2001, não foi cumprido”, colocou Abi-Ackel, em referência ao período que a regra estabeleceu para o Executivo proceder à regulamentação.

Fonte: Agência Câmara
Foto: Zeca Ribeiro/CD

 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
BANNER-DESTAQUE-PORTAL-3
Nota de pesar | João Monteiro de Barros Filho
eleicoes 2026 abratel
Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa nesta sexta-feira
BANNER-TsE
Eleições 2026: Aprovado plano de mídia do horário eleitoral gratuito para presidente da República
Aprovado Plano de mídia
TSE realizará audiência pública para definir plano de mídia das Eleições Presidenciais de 2026
tv-3
Proposta orçamentária para 2027 destina R$ 2,57 bilhões à TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 … 98

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas