Inscritos no CadÚnico têm até 13/02/2026 para pedir o kit
O Ministério das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a prorrogação da chamada Fase A e o início da Fase B do programa Brasil Antenado.
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que moram em cidades dos estados do Maranhão, Ceará, Pará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão prazos estendidos para agendar a instalação gratuita dos kits de televisão digital via satélite.
A prorrogação da Fase A, para os estados de Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, agora vai até 13 de dezembro. Já a Fase B, que abrange municípios de Maranhão, Pará e Piauí, tem prazo até 13 de março de 2026.
A mudança é necessária porque o sinal 5G utiliza a mesma faixa de frequência das parabólicas antigas, o que exige a substituição dos equipamentos. O programa garante, assim, a continuidade do acesso à TV aberta com qualidade.
“O programa permite levar um sinal de TV com qualidade digital de som e imagem, especialmente para localidades mais distantes. É uma política pública muito bem-sucedida. Nosso compromisso é garantir que nenhuma família brasileira fique de fora”, destacou o secretário de Radiodifusão do MCom,
Wilson Wellisch.
Leandro Guerra, CEO da EAF, ressaltou o foco na inclusão. “Já são cerca de 80 mil instalações da nova parabólica digital realizadas, sempre com o foco na inclusão. O programa garante às famílias de menor renda o acesso à TV aberta e gratuita, com qualidade e sem interferências”, afirmou.
Juntando as duas fases, inscritos no CadÚnico em 46 municípios do Maranhão, 15 municípios do Pará e 88 municípios do Piauí podem solicitar o kit, além de municípios em Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 680 mil famílias com acesso à nova parabólica digital gratuita.
Como agendar
Inscritoss no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também funciona via WhatsApp. O processo é totalmente gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit.
Com informações da assessoria/EAF