Pesquisar
Pesquisar

Brasil Antenado: seis estados já podem receber a nova parabólica digital

Brasil Antenado: seis estados já podem receber a nova parabólica digital

Inscritos no CadÚnico têm até 13/02/2026 para pedir o kit

O Ministério das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a prorrogação da chamada Fase A e o início da Fase B do programa Brasil Antenado.

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que moram em cidades dos estados do Maranhão, Ceará, Pará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão prazos estendidos para agendar a instalação gratuita dos kits de televisão digital via satélite.

A prorrogação da Fase A, para os estados de Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, agora vai até 13 de dezembro. Já a Fase B, que abrange municípios de Maranhão, Pará e Piauí, tem prazo até 13 de março de 2026.

A mudança é necessária porque o sinal 5G utiliza a mesma faixa de frequência das parabólicas antigas, o que exige a substituição dos equipamentos. O programa garante, assim, a continuidade do acesso à TV aberta com qualidade.

“O programa permite levar um sinal de TV com qualidade digital de som e imagem, especialmente para localidades mais distantes. É uma política pública muito bem-sucedida. Nosso compromisso é garantir que nenhuma família brasileira fique de fora”, destacou o secretário de Radiodifusão do MCom,
Wilson Wellisch.

Leandro Guerra, CEO da EAF, ressaltou o foco na inclusão. “Já são cerca de 80 mil instalações da nova parabólica digital realizadas, sempre com o foco na inclusão. O programa garante às famílias de menor renda o acesso à TV aberta e gratuita, com qualidade e sem interferências”, afirmou.

Juntando as duas fases, inscritos no CadÚnico em 46 municípios do Maranhão, 15 municípios do Pará e 88 municípios do Piauí podem solicitar o kit, além de municípios em Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 680 mil famílias com acesso à nova parabólica digital gratuita.

Como agendar

Inscritoss no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também funciona via WhatsApp. O processo é totalmente gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit.

Com informações da assessoria/EAF

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas