Nos seis primeiros meses de 2024, as agências de publicidade que compõem o painel do Cenp-Meios reportaram um investimento em mídia de R$ 10,608 bilhões, um valor 16% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2023 (R$ 9,144 bilhões).
Os resultados semestrais foram divulgados na manhã de quinta-feira (5), e reúnem informações de 325 agências participantes do painel. No primeiro semestre de 2023, participaram 219 agências e, na época, o crescimento registrado havia sido de 10% em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Dando continuidade à tendência observada em painéis anteriores do Cenp-Meios, a TV aberta mantém sua liderança na participação do mercado publicitário, com 39,5% dos investimentos, totalizando R$ 4,193 bilhões. A Internet vem em segundo lugar, com uma participação de 38,2% e investimentos de R$ 4,051 bilhões.
O Rádio registrou movimentação de R$ 416 milhões em compra de mídia no primeiro semestre deste ano (no ano anterior, era R$ 364 milhões). Em participação, porém, houve um recuo no share, de 4,0% para 3,9%.
Na interpretação de Luiz Lara, presidente do Cenp, o crescimento dos negócios na primeira metade do ano sinaliza que 2024 deverá registrar marcos importantes para a indústria de publicidade brasileira.
“Como historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, declarou.
Com informações do portal Meio e Mensagem