Search
Search

A chegada do 5G: o que muda para as healthtechs

A chegada do 5G: o que muda para as healthtechs

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 14/9/2022
Veículo: Meio e Mensagem

Além da transformação na telemedicina, a chegada do 5G no País será essencial para a obtenção de diagnósticos mais rápidos 

O número de healthtechs, ou seja, startups voltadas para o setor da saúde, aumentou 16,11% entre 2019 e 2022 no Brasil. Esse dado é fruto do levantamento “Evolução das startups no setor de saúde”, realizado pela Liga Ventures, em parceria com a PwC Brasil, que mapeoum 596 startups de 35 categorias, como oncologia, nutrição, bem-estar físico e mental, planos e financiamento, autismo, inteligência de dados, seniortechs e saúde no trabalho.

Paralelamente ao crescimento das startups de saúde no Brasil veio a implementação do 5G no País. A liberação da quinta geração de telefonia móvel foi anunciada no dia 4 de julho e efetivada no dia 6 do mesmo mês. Já presente em algumas capitais brasileiras, o sinal 5G oferece uma velocidade de internet muito mais rápida, com mais estabilidade de conexão e maior velocidade de resposta, possibilitando, assim, novas experiências para os cidadãos do País.

Transformação da telemedicina

Para Vinicius Miranda, CTO e sócio da healthtech Clude Saúde, uma das maiores vantagens da chegada do 5G no Brasil no curto prazo para o setor da saúde será a transformação da telemedicina. “Essa chegada permitirá um atendimento remoto com todos os aspectos de um atendimento presencial e isso por si só já revira totalmente o cenário de infraestrutura para a área da saúde”, complementa.

Com uma velocidade de internet mais rápida e um tempo de resposta menor, haverá também menos oscilações da rede, o que representará menos risco de falha ou interrupção na conexão, algo que será essencial para cirurgias feitas à distância, exemplifica Alexandre Valverde, psiquiatra e CEO fundador da Auá Saúde, uma plataforma de auxílio de diagnóstico voltado para saúde mental.

Diagnósticos mais rápidos

“Mas, ao mesmo tempo, para situações menos críticas, você tem, por conta dessa velocidade e dessa estabilidade, a possibilidade de trabalhar volumes de informação muito grandes”, complementa Valverde, citando como exemplo o uso da inteligência artificial para avaliação de grandes quantidades de dados, com os quais será possível reconhecer e fazer diagnósticos muito mais rapidamente do que os humanos. “Provavelmente a inteligência artificial vai funcionar como instrumento de suporte das decisões médicas, ao invés de substituir o colega”, enfatiza o psiquiatra.

Miranda, CTO da Clude, concorda com o CEO da Auá saúde, reforçando que alguns radiologistas chegam a estimar que será possível aumentar em até 10 vezes sua produtividade por meio do uso da inteligência artificial e que alguns exames que só poderiam ser analisados em um determinado laboratório, por meio da tecnologia 5G poderão ser compartilhados com outros especialistas de maneira remota. “Dessa forma, existe a possibilidade de ampliar o alcance de alguns exames numa escala global”, enfatiza.

Consolidação do IoT

Além do aprimoramento da telemedicina e da possibilidade de ter diagnósticos mais rápidos, a chegada do 5G também possibilitará a consolidação da IoT ou internet das coisas, em português, em instrumentos relacionados a saúde e ao bem-estar do ser humano. “Estamos pensando nos instrumentos que podem ser usados no nosso cotidiano para potencializar as nossas capacidades, ou, ainda monitorar as questões difíceis das doenças, os sintomas que possamos vir a apresentar”, revela Alexandre Valverde, psiquiatra e CEO fundador da Auá Saúde, citando como exemplo os relógios inteligentes, os óculos inteligentes, as lentes de contato inteligentes, os sensores conectados à pele para reconhecer glicemia ou alterações do metabolismo.

Série

Esta matéria pertence à série de Meio & Mensagem sobre 5G e startups. Confira a reportagem anterior sobre o impacto da tecnologia de quinta geração nas edtechs.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas