Search
Search

Abratel participa de migração de rádios AM para FM em João Pessoa

Abratel participa de migração de rádios AM para FM em João Pessoa

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o representante da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e diretor nacional institucional da Record TV, Zacarias Pagnanelli, e o presidente da TV Correio, afiliada da RecordTV na Paraíba, Roberto Cavalcanti, participaram da assinatura dos termos aditivos de adaptação das outorgas para a migração da faixa AM para a FM de cinco emissoras, em João Pessoa (PB).

As emissoras completaram o processo de migração na Paraíba, ao apresentar certidão de regularidade fiscal e quitar o boleto de mudança de outorga de AM para FM: Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia, de Patos (PB); Fundação de Desenvolvimento de Picuí (Fundepi), de Picuí (PB); Rádio Cajazeiras, de Campina Grande (PB); Rádio Integração do Brejo, de Bananeiras (PB); e Rádio Potiguara, de Mamanguape (PB). Ao todo, 28 entidades paraibanas manifestaram interesse ao MCTIC em migrar de faixa.

Para o representante da Abratel, Zacarias Pagnanelli, é muito importante essa migração de AM para FM, não só para as emissoras, mas para a comunicação como um todo. “O objetivo da Abratel é juntar seus parceiros e trabalhar com pluralidade para benefício da radiodifusão”, reforçou.

O ministro Kassab enfatizou a importância das rádios, que fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. “É algo que veio para ficar já há muito tempo. E essa é a razão de estarmos aqui, todos nós, festejando esse importante momento”, complementou.

Segundo a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira, as 28 rádios têm como ouvintes 80% da população paraibana, ou seja, quase 3 milhões de pessoas. As outras 23 emissoras têm 90 dias para pagar o boleto, cujo valor é calculado individualmente e pode variar de R$ 7 mil a R$ 200 mil.

Migração no Brasil

Das 1.781 rádios AM do Brasil, quase 1.500 solicitaram a mudança. Nesta primeira etapa, cerca de 960 veículos poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da televisão, responsável por liberar espaço para todas as entidades que desejem fazer a modificação.

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, audiência e faturamento. Ao migrar sua operação, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a fim de modernizar o serviço.

Fonte: Portal R7

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas