Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Anatel estima 5G em Brasília na primeira quinzena de julho

Data: 28/6/2022
Veículo: Convergência Digital

Em que pese a pressão do calendário eleitoral sobre a implantação do 5G no Brasil, a Anatel estima que o lançamento do primeiro serviço comercial com a faixa de 3,5 GHz aconteça em duas ou três semanas.

“O 5G vai começar agora, por Brasília. Temos nos empenhado muito para que em Brasília o 5G seja ligado já na primeira quinzena de julho. Existem algumas dificuldades, temos que fazer as migrações, as mitigações, as FSS, mas a Anatel está  muito determinada”, afirmou o conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI, Moisés Moreira, ao participar nesta segunda, 27/6, do lançamento do Truck 5G, pela Huawei.

O GAISPI é o grupo que reúne Anatel, Ministério das Comunicações, operadoras móveis vencedoras do leilão do 5G e as emissoras de televisão para supervisionarem as medidas técnicas para a chegada da quinta geração no país.

Por conta de riscos de interferência, haverá instalação de filtros em transmissores e substituição de antenas parabólicas. Mas a falta de equipamentos já provocou um primeiro adiamento, por 60 dias, no calendário do 5G, que previa o serviço em todas as capitais estaduais até 31 de julho.

Para Moreira, mais significativo que a data específica é o formato do leilão, que incentiva a ampliação da cobertura. “O 5G no Brasil foi aprovado em um leilão muito diferente, com um edital muito bem planejado, caso mundial. O leilão deixou de ser arrecadatório para focar em compromissos de abrangência que farão do Brasil um país muito conectado.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp