Search
Search

Anatel ganha prêmio internacional de inovação em radiofrequência

Anatel ganha prêmio internacional de inovação em radiofrequência

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
Data: 14/06/2021
Veículo: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, sexta-feira passada (11/6), o Prêmio de Inovação em Políticas de Acesso ao Espectro Dinâmico. A premiação foi entregue no encerramento da DSA 2021 Global Summit, o nono Encontro da Global Dynamic Spectrum Alliance (DSA), ocorrido durante a segunda semana de junho.

A DSA é uma organização internacional para ampliação do acesso dinâmico às radiofrequências não utilizadas e entre seus membros estão a Amazon, o Facebook, a Google e a Microsoft. Um equipamento de espectro dinâmico pode identificar a baixa utilização de um canal de radiofrequência e transferir a comunicação para a faixa disponível sem que os usuários percebam.

Entre as ações da DSA, estão a promoção do acesso não licenciado à banda de 6 GHZ. Em fevereiro deste ano, o Conselho Diretor da Anatel aprovou os requisitos técnicos do Wi-Fi 6E, o novo padrão de redes sem fio, que atinge equipamentos que operam na faixa de 5,9 GHZ a 7,1 GHz. A decisão da Anatel de implementação de acesso não licenciado à faixa de 6GHz para aplicações internas de baixa ou baixíssima potência é extremamente positiva e cria um novo ambiente para diferentes aplicações, analisou a presidente da DSA, Martha Suares na entrega do prêmio.

Na abertura do Encontro, no dia 8/6, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, destacou as ações da Anatel para promover o compartilhamento e o uso sustentável das radiofrequências como o uso não licenciado do 6GHz, a promoção de uso do espectro ocioso e o leilão do espectro de 5G. No mesmo dia, durante painel sobre atualização regulatória em 6 GHz, o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, Agostinho Linhares, apresentou a destinação de 1,2 GHz para Wi-Fi 6E a partir de 2021 no Brasil, o que permitirá o suporte ao desenvolvimento dessa tecnologia nas próximas duas décadas.

“A destinação de espectro adicional em toda a banda de 6 GHz para uso de Wi-Fi no Brasil é a maneira mais eficaz e rápida de migar os riscos associados ao esgotamento de espectro, expandindo e melhorando o desempenho do Wi-Fi, garantindo o impulsionamento continuo da economia online e da inovação” afirmou documento de outubro de 2020 intitulado Wi-Fi to meet Brazil’s needs in response to COVID -19 (Wi-Fi para atender as necessidades do Brasil no enfrentamento da COVID-19, em uma tradução livre) divulgado pela DSA.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas