Search
Search

Band usa inteligência artificial para digitalizar acervo

Band usa inteligência artificial para digitalizar acervo

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 23/05/2022
Veículo: Meio e Mensagem

Acordo com norueguesa Piql prevê recuperar e remasterizar as 17 mil horas de conteúdo da TV Bandeirantes

O Grupo Bandeirantes firma parceria com a empresa norueguesa de tecnologia Piql, especializada em fornecer soluções de preservação digital e conversão de filme sensível à luz em mídia de armazenamento digital. O objetivo é recuperar e remasterizar o acervo de 17 mil horas de registros de momentos históricos da política, do esporte e da cultura brasileira feitos pela TV Bandeirantes, que completou 55 anos na semana passada.

Há três meses, as equipes estão trabalhando para implementar um sistema de remasterização de imagens usando a tecnologia de inteligência artificial. O primeiro conteúdo em fase de remasterização é a novela Os Imigrantes, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini, exibida pela emissora em 1981.

Processo de recuperação

Todos os capítulos serão remasterizados para resolução Full HD. O processo consiste em resgatar o material em seu formato original NTSC (720X480) e remasterizar as imagens com ganho de pixels para Full HD (1920X1080) com a aplicação de filtros de restauração e otimização da imagem com uso de inteligência artificial.

“Sabíamos que o processo tradicional de remasterização envolvia muitos sistemas e processos que são realizados por artistas de remasterização e demandam muito tempo, com custos elevados. Após muita pesquisa, conhecemos a tecnologia de inteligência artificial da Piql, e obtivemos resultados de ótima qualidade e de forma totalmente automática”, afirma Caio Carvalho, diretor executivo de comunicação e assuntos institucionais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas