Search
Search

Câmara debaterá liberação da faixa 3,5 GHz para tecnologia 5G

Câmara debaterá liberação da faixa 3,5 GHz para tecnologia 5G

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Debate proposto pelo deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) tem como objetivo informar e resguardar a população consumidora desse serviço

 

Veículo: Portal do Republicanos 10
Data: 07/11/2019

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, nesta quarta-feira (6), requerimento de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) para a realização de audiência pública sobre o processo de liberação da faixa de frequência 3,5 GHz para implementação da tecnologia 5G no Brasil e a garantia de não interferência para o sinal de TVRO.

Para o republicano, a intenção do debate é informar e resguardar a população consumidora desse serviço. “A população ainda tem como principal meio de informação e entretenimento a TV aberta e recebe basicamente por meio desse sistema, e por não estar suficientemente claro como este problema será solucionado, é que se faz pertinente a realização desta audiência pública”, declarou.

A pedido do parlamentar, foram convidados representantes da Anatel, Abratel, Abert, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e dos presidentes da Anatel e das empresas Oi, Claro, Vivo, Tim e Nextel.

Caso

A Anatel elegeu a faixa de 3,5 GHz como a banda para a implementação do 5G no Brasil. O teste, iniciado há um ano, vem gerando bons resultados para as prestadoras de telefonia móvel e seus usuários.

Porém, há o risco de interferência com as estimadas 23 milhões de antenas parabólicas (TVRO) que garantem recepção de TV em um terço dos lares brasileiros.

Texto: Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas