Search
Search

Coronavírus: Abratel pede que jornalistas sejam inclusos no grupo prioritário de vacinação

Coronavírus: Abratel pede que jornalistas sejam inclusos no grupo prioritário de vacinação

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 16/04/2021
Veículo: Tudo Celular

A campanha de vacinação contra o coronavírus no Brasil segue em ritmo lento. Por enquanto, apenas grupos prioritários e certas faixas de idade estão recebendo os imunizantes contra COVID-19. Hoje a Abratel pediu que jornalistas sejam inclusos nesses grupos. Entenda o que motivou essa decisão e o que muda com ela.

A solicitação da Associação Brasileira de Rádio e Televisão foi divulgada hoje no portal da organização. Nela, é solicitado que jornalistas, radialistas e profissionais de comunicação sejam inclusos na lista de profissionais que têm prioridade na vacinação devido a exposição que muitos deles sofrem por conta do seu trabalho.

O pedido ainda destaca que a imprensa é considerada um serviço essencial pelo Decreto Federal 10.288 publicado em 22 de março de 2020, onde se diz:

São considerados essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação. Deverão ser adotadas todas as cautelas para redução da transmissibilidade da Covid- 19.

Márcio Novaes, presidente da Abratel, ainda ressalta que:

Jornalistas, radialistas e trabalhadores da imprensa estão extremamente expostos e vulneráveis, executando a importante missão de cobrir e reportar a grave crise sanitária decorrente do novo Coronavírus. Atuam nas ruas, hospitais, aeroportos, rodoviárias, Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais e outros espaços de grande circulação de pessoas.

O argumento da Abratel afirma ainda que o serviço dos jornalistas é essencial, pois atualmente eles têm prestado papel fundamental ao divulgar informações sobre a pandemia e o andamento da vacinação no Brasil e no mundo.

A Abratel, em nota, ainda cita uma pesquisa divulgada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), onde foi apontado que o Brasil é o líder mundial em mortes de jornalistas por coronavírus no período entre abril de 2020 e março de 2021, onde 169 profissionais da imprensa foram vítimas de Covid-19.

Estes profissionais que, diariamente, arriscam suas vidas e de suas famílias são, também, os grandes responsáveis por não termos um agravamento ainda maior da pandemia.

Vale dizer ainda que outra pesquisa já apontou que o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos da doença com mais de 13,48 milhões de infectados e 368.479 mortes, ficando atrás somente da Índia, onde 13,53 milhões de casos foram registrados.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas