Search
Search

Deputado Paulo Ganime assume relatoria do PL das Fake News na CCTCI da Câmara

Deputado Paulo Ganime assume relatoria do PL das Fake News na CCTCI da Câmara

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 19/04/2021
Veículo: Teletime

O deputado Paulo Ganime (Novo-RJ) será o relator do Projeto de Lei 2.630/2020 (PL das Fake News) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). O texto foi um dos principais temas de debates na Câmara dos Deputados em 2020. A proposta chegou a ganhar fôlego para ser votada ainda em 2020. Mas por discordância e a complexidade do assunto, o texto não entrou na pauta de votação.

As primeiras movimentações da proposta foram feitas por uma Comissão de Parlamentares designada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na época, presidente da Câmara dos Deputados. Maia não escolheu relator para projeto de lei, e a ideia era a de escolhe-lo depois do texto amadurecido pela comissão de parlamentares.

No Senado, o texto aprovado foi fruto de inúmeras críticas, entre elas a de que a casa não fez audiências públicas sobre o tema, já que o assunto é complexo e envolve uma série de questões, como privacidade, aspectos econômicos e de circulação de conteúdos. Quando a proposta chegou na Câmara, o movimento foi contrário. A casa realizou um ciclo de debates sobre o assunto.

Mais debate

Na Câmara, Maia afirmou que a prioridade da casa era a de fazer um projeto de qualidade, por isso a pisada no freio em aprovar a proposta ainda em 2020. Além disso, parlamentares viram que o texto não valeria para as eleições de 2020, somente para as de 2022, o que também foi um dos motivos para uma desaceleração.

Anteriormente, o presidente da Câmara havia prometido acelerar a votação da proposta. Com o retorno das comissões na casa, o texto agora pode passar por comissões temáticas, com o objetivo de permitir contribuições. Além da comissão de Ciência e Tecnologia, a proposta tramitará pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas