Search
Search

Digitaliza Brasil: 100% dos municípios convocados no CE, PI e RN solicitaram adesão ao programa

Digitaliza Brasil: 100% dos municípios convocados no CE, PI e RN solicitaram adesão ao programa

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 20/08/2021
Veículo: MCom

97 prefeituras dos três estados manifestaram interesse em ter o sinal digital de televisão nas cidades; previsão é que a infraestrutura seja instalada ainda neste ano

O Digitaliza Brasil, programa que leva sinal digital de TV a municípios brasileiros, avança com sucesso. Todas as 97 prefeituras do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, convocadas na fase 1.1, manifestaram interesse em aderir à iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom). O prazo do edital complementar da etapa encerrou nesta sexta-feira (20/8). Isso significa que as cidades estão a um passo de receber gratuitamente toda a infraestrutura para ligar de vez o sinal digital nas cidades. A previsão é que os equipamentos de transmissão sejam instalados sem custos e entregues à população ainda neste ano.

Nós vamos trocar todas as antenas analógicas por antenas digitais. As pessoas que ainda estão na era analógica não podem usufruir das novidades e benefícios que a TV digital traz, então vamos mudar esse cenário
– Ministro das Comunicações, Fábio Faria

“Nós vamos trocar todas as antenas analógicas por antenas digitais. As pessoas que ainda estão na era analógica não podem usufruir das novidades e benefícios que a TV digital traz, então vamos mudar esse cenário”, ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. O ministro destaca que esse é um dos programas do MCom voltados à promoção de inclusão digital e social.

Dos municípios convocados, 48 estão no Ceará, 17 no Piauí e 32 no Rio Grande do Norte. Com o Digitaliza Brasil, os moradores dessas localidades terão muito mais qualidade de som e imagem na telinha e diversidade na programação. É o fim de uma era de televisão com ruídos e antenas com lã de aço.

Segundo o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, a chegada da TV digital é um marco importante para os municípios. “A televisão digital dá um salto de qualidade na experiência do usuário. As prefeituras ao aderirem estão levando para a população mais tecnologia e acesso à informação”, destacou.

Mais canais na telinha – Em 99% dos municípios convocados, as emissoras que já atuam na localidade também manifestaram interesse em transmitir pelo sinal digital. Dessa forma, assim que a transmissão digital iniciar nas localidades, a população já terá acesso à programação no novo formato.

Para fomentar o processo de digitalização, o MCom publicou portarias que já autorizam emissoras de TV a transmitirem em sinal digital em algumas cidades do Digitaliza Brasil. A TV Câmara e a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação, por exemplo, tiveram canais liberados nas 97 cidades do CE, PI e RN.

Texto: Ascom/ Ministério das Comunicações 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas