Search
Search

Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares

Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 22/01/2021
Veículo: Tudo Celular

 

Após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmar que pretende exigir a presença de rádio FM habilitado em todos os celulares fabricados no Brasil, associações de emissoras de rádio e televisam já afirmaram que há “irrestrito apoio” à proposta. A lista inclui Abratel, Abert e outras entidades estaduais.

De acordo com o comunicado, a ideia é considerada “urgente” e colocaria o Brasil junto a outros países de vanguarda. No entanto, não indica quais seriam essas outras nações. Atualmente, o Chile é o principal que conta com uma regulamentação semelhante – desde 2020.

A nota acrescenta que a obrigatoriedade de rádio FM nos smartphones traz benefícios à população, ao garantir o acesso à informação e servir como fonte de cultura e lazer aos seus usuários.

“A recepção livre, aberta e gratuita dos sinais do rádio FM nos aparelhos celulares é uma medida que beneficia a sociedade, garantindo o acesso à informação, especialmente em casos de utilidade pública, além de importante fonte de cultura e lazer.”

Associações de rádio e televisão

No caso específico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ainda há uma campanha – “Smart é ter rádio FM no celular” – para incentivar a compra apenas de aparelhos com suporte ao recurso.

Fabricantes são contra

Enquanto as associações de emissoras de rádio e TV já declararam seus apoios, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – representante das fabricantes – já se pronunciou contrária à obrigatoriedade de rádio FM nos dispositivos produzidos no Brasil.

De acordo com a entidade, a exigência consistiria em “uma interferência na estratégia das empresas, seus portfólios e na sua liberdade criativa”.

 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas