Search
Search

França multa Google em 500 milhões de euros por não pagar imprensa local

França multa Google em 500 milhões de euros por não pagar imprensa local

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 13/07/2021
Veículo: Mobile Time

O Google levou uma multa de 500 milhões de euros da Autoridade de Competição da França (CNIL) nesta terça-feira, 13. De acordo com a presidente do órgão regulador, Isabelle de Silva, a companhia não agiu com boas intenções nas negociações para pagar aos veículos noticiosos franceses.

“A CNIL constatou que Google não havia cumprido as liminares emitidas, o que exigia, em particular, negociar de boa-fé sobre os direitos conexos (como é chamada a indexação de notícias pelos franceses) com editoras e agências de notícias. Esse comportamento justificou uma sanção firme e pagamentos periódicos de penalidades”, afirmou Silva em seu perfil no Linkedin.

O acordo para negociar com os veículos foi firmado entre Google e CNIL em abril de 2020. Além da sanção, o Google deve apresentar em dois meses as autoridades francesas uma oferta para a utilização das notícias criadas em empresas daquele país. Se não cumprir, o CNIL cobrará uma pena de 300 mil por dia.

Vale lembrar, a disputa do Google e Facebook pelo uso de notícias em suas plataformas tem sido tema de debates, multas e endurecimento das leis. Em especial, Austrália e França têm aplicado mais sanções e regras contra essas empresas nos últimos dois anos.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas