Search
Search

Justiça Federal suspende preço de referência do roaming aprovado pela Anatel

Justiça Federal suspende preço de referência do roaming aprovado pela Anatel

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 14/7/2022
Veículo: Tele.Síntese

As operadoras deveriam entregar à agência as suas Ofertas de Referência de Produto de Atacado (ORPA), até esta sexta-feira, dia 15, depois de o prazo ter sido prorrogado. As três empresas ingressaram com recurso na justiça e a Claro é a primeira a obter a liminar

A juíza Solange Salgado, a 1ª Vara  da Justiça Federal do Distrito Federal, concedeu liminar à Claro,  suspendendo a decisão da Anatel que estabelecia novo preço de referência para o roaming que deveria ofertado pelas operadoras Claro, Vivo e TIM. As empresas deveriam entregar à agência as suas Ofertas de Referência de Produto de Atacado (ORPA), até esta sexta-feira, dia 15, depois de o prazo ter sido prorrogado. As três ingressaram com recurso na justiça contra a decisão e a Claro é a primeira a obter a liminar.

Para a juíza Solange, a medida cautelar se faz necessária tendo em vista que o periculum in mora foi demonstrado documentalmente: “verifica-se que a parte autora apontou diversos vícios, cuja melhor e necessária análise somente será possível após oportunizar o contraditório”, afirmou a juíza.

A Claro, em seu recurso, aponta três vícios na decisão da agência, que resultou no Acórdão 213/22, definidor do preço de referência questionado. O primeiro deles refere-se à própria falta de transparência da decisão. Isso porque, argumenta a Claro, a agência só deu acesso aos documentos que fundamentaram a decisão após a sua divulgação, mesmo assim de forma parcial.

A operadora lembrou, em seu recurso, que a Lei Geral de Telecomunicações estabelece a obrigatoriedade de a administração pública dar publicidade a seus atos, o que não teria ocorrido nesse caso. E esse ponto mereceu destaque da Justiça: ” A autora destaca que o princípio da publicidade não se limita apenas aos atos decisórios e não incide apenas ao final do processo. Por essa razão, a Autora não teve direito de se manifestar nem uma única vez e sequer teve acesso integral aos autos “.

Mudança de critério

Outro argumento apresentado pela empresa para questionar o preço de referência balizado pela Anatel refere-se aos critérios metodológicos adotados para o cálculo do valor. A Anatel trocou o modelo top-down FAC-HCA, utilizado desde 2014, e alterou radicalmente a metodologia,  para o modelo bottom-up LRIC+, que se baseia numa projeção de custos futuros da empresa.  Em seu recurso, a Claro reforça que não pretende discutir o mérito dessa opção, mas sim que a mudança é muito complexa, e que deveria, no mínimo, passar por uma fase de transição, que sequer foi considerada pela Anatel.

O próprio Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) – que escolheu o modelo de custos FAC-HCA definiu a necessidade de prazos para a transição em caso de mudança de regime, e, na publicação do Acórdão, a Anatel teria descumprido essa decisão, sem sequer estabelecer novo prazo, afirma.

Embora a agência tenha justificado a publicação do acórdão  como um dos remédios à compra dos ativos da Oi Celular, a Claro entende que foi alterada a ORPA, prevista no PGMC, e que, por isso, a Anatel deveria fazer consulta pública prévia, o que não ocorreu. “Uma vez que não houve alteração do PGMC ou realização de consulta pública ou elaboração de AIR conclui-se que a alteração dos parâmetros da apresentação da ORPA (condicionante imposta pelo Acórdão nº 9/22) levada a cabo pelo Acórdão nº 213/99 (ora impugnado) viola o disposto na própria decisão da Anatel”, diz o processo.

Abaixo do Custo

O terceiro problema apontado pela Claro está no fato de que, para a operadora, qualquer que seja a metodologia implementada pelo regulador, a única coisa que  não pode acontecer é a metodologia apontar valores abaixo do custo real da empresa. E argumenta que ” a Anatel fixou valores de referência a partir de modelagem de custos que pressupõe uma hipotética empresa móvel que sempre opera em máxima eficiência, ignorando completamente os custos reais suportados pela Claro para a Oferta do Roaming Nacional”.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas