Search
Search

Metade do Brasil tem internet

Metade do Brasil tem internet

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Foi divulgado na semana passada o índice de desenvolvimento humano (IDH), com base em relatórios feitos pelas Nações Unidas. O estudo da ONU calcula o percentual com base em indicadores de educação, saúde e renda, atribuindo um valor que vai de 0 a 1. O Brasil teve ligeiro aumento e conquistou uma posição no ranking, alcançando o 79º lugar. 

Esta foi a primeira vez que o estudo analisou o acesso à internet como um dos critérios avaliados para determinar os índices. E, de acordo com a pesquisa, 49,8% dos brasileiros são usuários da rede de computadores. A porcentagem é semelhante à de países como a Colômbia (50%) e a Romênia (49%). Mas o valor é menor que de alguns países da América do Sul — Argentina (55,8%), Uruguai (55,1%) e Chile (61,4%). Países com alto índice de desenvolvimento, como Noruega, Dinamarca e Holanda, contam com mais de 90% da população conectada à internet. 

Vale ressaltar que o relatório divulgado foi realizado durante o ano passado e maioria dos dados se refere a 2012. Assim, é possível que o número de internautas brasileiros seja um pouco maior. Outra questão que diferencia o Brasil dos vizinhos é o tamanho do país. Considerando que a população atual é de aproximadamente 200 milhões de pessoas, seriam cerca de 100 milhões de usuários de internet, ou seja, mais que a soma da população total de Chile, Argentina e Uruguai. 

E, apesar de o critério ser usado pela primeira vez na ONU, estudos locais como a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram avanço considerável na área. Segundo os dados do Pnad, o número de internautas no país passou de 35,3 milhões em 2006 para 83 milhões em 2012.

Correio Braziliense

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas