Search
Search

Ministro da Educação diz que baixa adesão aos chips seria por falta de demanda dos alunos

Ministro da Educação diz que baixa adesão aos chips seria por falta de demanda dos alunos

Vários chips de aparelho celular amontoados
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 12/05/2022
Veículo: Teletime

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse que o MEC entregou aproximadamente 156 mil chips de banda larga móvel para estudantes da rede de ensino superior. Isso representou aproximadamente 33% da quantidade prometida pela pasta para os estudantes. Segundo o ministro, a responsabilidade pela aquisição do SIMcard é somente dos estudantes, que “deveriam” procurar as instituições de ensino para solicitar o chip. Dessa forma, alega, se houve baixa entrega, seria porque não houve tanta procura pelos chips por parte dos estudantes.

Segundo o titular do MEC, a entrega desses chips depende da demanda dos estudantes às universidades. “Quem deve procurar as Universidades para aquisição dos chips são os alunos“. Ou seja, se os estudantes não procuraram a Universidade ou instituição de ensino superior, ele ficou sem conexão para as aulas remotas. Veiga não mencionou se houve campanha adequada e de ampla divulgação sobre o tema para alertar os estudantes.

A audiência foi realizada conjuntamente pelas Comissões de Educação (CE), Fiscalização e Controle (CFFC), e Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP). Veiga apresentou os números como resposta a questionamentos do deputado Kim Kataguiri (União-SP). O parlamentar afirmou que relatório da Comex/MEC (Comissão Externa de acompanhamento) mostrou que a pasta não teria entregue nem a metade de chips com internet prometidos para alunos do ensino superior e técnico em 2020, ano de pico da pandemia. Os números do relatório mostravam o mesmo do apresentado pelo ministro: que apenas 33% da quantidade prometida de chips para estes estudantes foram entregues.

Dados do relatório de atividades da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) de 2021, entidade que executou a entrega dos chips, mostram que naquele ano foram entregues 66 mil chips de banda larga móvel para estudantes da rede de ensino superior. O documento pode ser acessado aqui.

Segundo a entidade, o projeto do Ministério da Educação, apoiado pela RNP, foi estendido e o número de estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da rede federal de todo o país atendidos cresceu quando comparado com 2020, com um aumento de 43,7% no número de chips entregues. A região que mais recebeu foi a Nordeste, com 24.468 chips entregues. Depois, a região Norte com 19.402; a Sudeste com 11.764 e Centro-Oeste, com 7.024 chips distribuídos.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas