Associação Brasileira de Rádio e Televisão

NFL entra em nova era no Brasil com transmissões na TV aberta e paga

Data: 12/9/2022
Veículo: Meio e Mensagem

Temporada de futebol americano segue na grade da ESPN, na TV por assinatura, e também será exibida pela RedeTV, nas noites de domingo

Na quinta-feira passada, 8, teve início mais uma temporada do futebol americano. Esporte mais popular dos Estados Unidos, a modalidade está longe de despertar a mesma paixão entre os brasileiros mas já vem, há alguns anos, conquistando e estruturando um público fiel por aqui.

Esse trabalho pode ganhar mais amplitude neste ano, já que a National Football League (NFL) será exibida tanto na TV paga (pela ESPN, que transmite a liga há mais de 20 anos) quanto na TV aberta, já que a RedeTV firmou acordo para transmitir a competição até 2025.

Quem vai transmitir a NFL?

A RedeTV, na verdade, já havia tido uma experiência com a NFL neste ano, quando aproveitou uma oportunidade de última hora e adquiriu os direitos de transmissão do Super Bowl, o jogo que define o vencedor da temporada – e que, há anos sustenta o título de evento televisivo mais assistido dos Estados Unidos. Agora, a emissora entrou em nova negociação e garantiu a NFL na grade até 2025.

As transmissões na TV aberta tiveram início nesse domingo, 11, às 23h. Nesse primeiro ano, a RedeTV exibirá um jogo sempre aos domingos, nesse horário. A exibição não será ao vivo e a partida será transmitida de forma compactada. Já a partir da temporada 2023, o canal exibirá jogos ao vivo da temporada regular, além dos play offs e do Super Bowl. Neste ano, os play offs e o Super Bowl, ao vivo, também já estão garantidos na grade.

Na opinião de Amilcare Dallevo neto, head of sales and value creation da RedeTV, a emissora tem em sua história um exemplo de como uma modalidade que ainda não é tão popular pode ser bem sucedidade. “Quando trouxemos O MMA ao País tivemos, primeiramente, a missão de ajudar a vencer o preconceito que existia com o esporte e, também, a de explicar como ele funcionava. Em relação ao futebol americano temos uma grande vantagem, por não há preconceito contra ele. Ao contrário, a NFL desperta um grande interesse entre público e marcas. Então, queremos ajudar o público a entender as regras e conhecer melhor a modalidade. Não tenho dúvidas de que, em três anos, o futebol americano será uma potência no Brasil”, aposta.

ESPN no futebol americano

Já para a ESPN, o futebol americano tem sido um trabalho de longo prazo. “A ESPN vem trabalhando para difundir o futebol americano no Brasil há décadas e vem dando certo. Podemos ver todo o interesse do público e da mídia quando começa a temporada, a fase dos playoffs e, claro, no Super Bowl. Tudo isso é fruto de muitos anos de trabalho e investimentos que são refletidos diretamente no relacionamento do fã do esporte com a Disney”, acredita Giselle Ghinsberg, head da Disney Ad Sales and Partnership na Disney Brasil.

Pela primeira vez, nesta temporada, os assinantes do Star+, plataforma de streaming do grupo Disney que exibe ao vivo os jogos da NFL, contarão com a Red Zone, uma nova área que permitirá o acompanhamento simultâneo de todas as partidas das duas faixas de horário da competição, nas tardes de domingo. Além das imagens ao vivo em tela mosaico, a funcionalidade destacará os principais lances do jogo em tela cheia.

Giselle revela que, em termos de negócios, a NFL já é um dos produtos esportivos de maior sucesso. O plano comercial da Disney contempla toda a temporada da competição, de setembro a fevereiro, e prevê entregas nos canais lineares, site e redes sociais. Neste ano, cinco patrocinadores másters renovaram a parceria para aparecerem ao longo de toda a temporada: C6 Bank, Mitsubishi Motors, Samsung, Sankhya e Vivo. “Nos últimos anos, tivemos grande resultados, principalmente com a última temporada, em que batemos o recorde de melhor da história para so canais ESPN”, conta a executiva. Ela explica que, além dos patrocinadores principais, outras parcerias com marcas devem ser fechadas no decorrer da temporada.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br