Search
Search

Números, marcas e carisma: quais são as estratégias por trás do Podpah

Números, marcas e carisma: quais são as estratégias por trás do Podpah

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 28/9/2022
Veículo: PropMark

Com dois anos de programa, o mesacast conta com seis patrocinadores fixos e miram em novos projetos

730 dias. 488 episódios. Quase 6 milhões de inscritos. Mais de 1 bilhão de visualizações, juntando canal oficial e canal de cortes. Esses são os números do “podcast mais zika da internet”, como eles se descrevem ou, simplesmente, o Podpah.

Há exatos dois anos, ia ao ar o primeiro episódio do canal apresentado por Igor Cavalari e Thiago Marques, conhecidos como Igão e Mítico. Ao conhecer os dois, fica fácil entender o tamanho sucesso e a proporção que o programa tomou ao longo dos anos.

Com um carisma e simpatia sem igual, a figura de ambos é de fácil agrado e identificação. Alocados na zona oeste de São Paulo, Igão e Mítico não tiraram o sorriso do rosto em nenhum minuto e o brilho nos olhos ao falarem do programa explica o motivo de terem chegado aonde chegaram. E foi justamente esse brilho nos olhos e a personalidade de Igão e Mítico que atraíram não apenas uma audiência fiel, mas também as marcas.

Atualmente, o programa conta com seis patrocinadores fixos: Brahma, Chivas, Guaraná Antarctica, Itaú, Redbull e Trybe, mas a história do programa com essas grandes marcas do mercado começou ainda nos primeiros episódios, com o Habib’s.

“Eu acho que o Podpah foi o responsável por trazer essas marcas para o cenário do podcast. Antes, eram só algumas submarcas, muito focadas e específicas… A gente conseguiu, conversando com Habib’s, trazer essas grandes marcas”, relembrou o CEO do Podpah, Victor Assis.

Como não poderia deixar de ser, a parceria com a rede de comida árabe surgiu de forma orgânica e, segundo Igão, na primeira live expressiva que eles tiveram.

“A gente já estava namorando o Habib’s há um tempo. Nós gostamos de fazer o orgânico. Aí em um episódio, que foi o primeiro que foi expressivo mesmo e deu 100 mil pessoas na live, a gente pediu Habib’s. Já tínhamos uma relação boa com eles”, relembrou o apresentador.

Desse contato, surgiram os copos estampados pelos apresentadores e mais de 100 mil pessoas cadastradas no sistema do restaurante. A parceria com o Habib’s foi o pontapé inicial para que as outras percebessem a potência que Igão e Mítico comandam diariamente, mas o curioso é saber que os apresentadores não têm a mesma percepção de seus contratantes.

“Acho que nós estamos em um momento que só vamos entender mais para frente. A gente vem de uma geração que era difícil ter patrocínio de grandes marcas. Eu acho que as marcas não confiavam, a parada era TV e rádio, então todo patrocínio que chega é muito legal”, afirmou Mítico.

O canhão Podpah

Apesar disso, a confiança que as marcas depositam no programa é tanta que o programa se tornou o desenhista do projeto.

“Nós temos liberdade de sentar com a marca e perguntar o que eles querem fazer. Hoje, nós desenhamos a entrega, não o contrário. Mas isso acontece por causa do tamanho que o podcast se tornou, pela audiência e pelo que os meninos já mostraram nesses dois anos de programa, sendo pessoas responsáveis, criativas, engajadas… As marcas chegam para a gente e falam ‘queremos fazer alguma coisa com vocês, o que vocês querem fazer?’”, explicou Assis.

Ter essa confiança e o apoio das marcas foi um dos motivos que alavancou e colocou o Podpah em um outro lugar. Hoje, o programa conta com projetos que vão além do estúdio da zona oeste de São Paulo, como é o caso do ‘Podpah de Verão’, que por conta da procura das marcas, terá duas semanas de programação em janeiro de 2023.

As marcas foram as responsáveis também pela realização de uma das metas que Igão, Mítico, Victor e toda a equipe do programa estabeleceram para 2022: estar presente em todos os maiores eventos nacionais. Dito e feito.

“No começo do ano, nós desenhamos os projetos para o Podpah e um deles era estar presente nos maiores eventos do país que fossem acontecer nesse ano. E nós conseguimos”, celebrou o CEO do programa.

O Podpah se fez presente no Carnaval de São Paulo e no Rio de Janeiro, no Lollapalooza, na Festa de Barretos, no Rock in Rio e estará na Copa do Mundo do Catar, com a meta de entregar 20 episódios nas quatro semanas de campeonato.

“A gente quer é ser o ‘telejornal da Copa’, dar as atualizações do nosso jeito, contando o que está acontecendo, como que está a rua, o estádio, o clima… Estaremos lá e vamos com o time todo até para testar outras coisas, outros formatos”, afirmou Igão.

Publicidade dos sonhos

De fato, o Podpah hoje conta com algumas das maiores empresas nacionais ao seu lado, mas isso não impede que Igão e Mítico sonhem com parcerias que ainda não aconteceram.

Quando perguntados sobre quais marcas eles gostariam de trabalhar, mesmo com dificuldade de lembrar alguma que eles ainda não tinham feito, os apresentadores responderam com sonhos altos.

“Se fosse para sonhar, eu queria uma marca de carro. Uma Mercedez, BMW… Mas uma que eu acho que seria muito legal é a Apple”, respondeu Igão.

Mítico também falou da vontade de trabalhar com montadoras e com uma marca de tênis. “Uma marca que eu quero muito trabalhar é com a Jordan. Eu queria a BMW também. Eu ia ficar feliz demais, são produtos que eu consumo. Seria um sonho’, afirmou o apresentador.

Novos ares

O tamanho, os planos e os sonhos do Podpah fizeram com que o espaço em que eles ficam se tornasse pequeno, por isso, um dos marcos destes dois anos será o novo espaço em que o programa será sediado.

O novo estúdio, de três andares, na zona oeste de São Paulo, ficará pronto em meados de outubro e será lá que o podcast Podpah e os outros programas da casa serão produzidos.

Junto com o novo estúdio, Igão e Mítico também irão contar com um time voltado apenas para os cuidados com as publicidades.

“Nós vamos para um prédio novo e sentimos a necessidade de criar um time para cuidar e ter mais carinho com essas campanhas, porque ta chegando muita coisa. Estamos muito felizes, mas queremos entregar melhor do que nós já fazemos. Eu estou muito a fim que o Podpah seja um sucesso na área de propaganda, que as marcas olhem para a gente e queiram fazer algo diferente, não só o arroz e feijão”, ressaltou Mítico.

O estúdio novo vai marcar um novo momento do Podpah. Um momento em que eles deixam de ser apenas um mesacast e se tornam um hub de conteúdo. Durante a entrevista, a equipe ressaltou a vontade de terem novos programas, com novos apresentadores.

Segundo Igão, dois desses projetos já estão desenhados e Vitor afirmou que um deles será revelado durante o programa especial de dois anos do programa, que será transmitido nesta quarta-feira (28).

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas