Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Relatório Cenp-Meios aponta crescimento de 3,7% no meio Rádio no ano passado

Data: 13/03/2023
Veículo: Tudo Rádio

São Paulo – Ao todo, mercado publicitário encerrou 2022 com crescimento de 7,7%

O relatório Cenp-Meios divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Meio & Mensagem apontou um crescimento de 3,7% de investimento publicitário no meio Rádio em 2022, em comparação a 2021. Embora não tenha mantido o ritmo de crescimento apresentado nos primeiros seis meses do ano, o mercado publicitário brasileiro encerrou o ano passado com crescimento de 7,7% em comparação com 2021.

O monitoramento aponta que, ao longo de todo o ano passado, as agências que compõem o estudo reportaram uma movimentação de R$ 21,2 bilhões em investimentos em mídia. No ano anterior, essa quantia foi de R$ 19,7 bilhões.

O estudo mostra que houve uma desaceleração nos investimentos publicitários no segundo semestre do ano passado. Segundo o Cenp-Meio, no primeiro semestre de 2022, a alta estava em 12,5%. Já no relatório que abrange o período de janeiro a setembro, o valor movimentado em compra de mídia era 11,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Possíveis causas da queda

O Fórum de Autorregulamentação, responsável pelo Cenp-Meios, apontou a instabilidade com a definição do novo governo, o horário eleitoral e a Copa do Mundo fora de época, como as principais razões que podem explicar o cenário do último trimestre. O monitoramento do Cenp-Meios de 2022 foi realizado com base em valores reportados por 326 empresas. Em 2021, eram 298 empresas participantes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp