Search
Search

Rumo ao 5G: 42 canais de TVRO já iniciaram a transmissão em banda KU

Rumo ao 5G: 42 canais de TVRO já iniciaram a transmissão em banda KU

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 06/06/2022
Veículo: Tele.Síntese

Já são 42 com transmissão em banda Ku, dos 118 canais de TVRO que pediram direito de preferência para migrar para a frequência. Os canais estão trabalhando com dupla iluminação, ou seja, continuam a oferecer o sinal em banda C para sintonia de parabólicas comuns.

Terminou em 31 de maio o prazo para as emissoras de TV aberta transmitida por satélite – a chamada TVRO -, iniciarem o uso da banda Ku para transmissão de sinal utilizando os satélites da Embratel Star One D2 ou Star One C4, que ficam a 70º Oeste.

Ao todo, 42 canais ativaram a dupla iluminação no país nesta semana, e estão transmitindo tanto na Banda C, que já utilizavam, quanto na banda Ku, através dos satélites da Embratel.

A migração das emissoras para a banda Ku, que é sintonizada através de um decodificador digital para sinal de satelite e utiliza antenas menores, acontece em razão da instalação do 5G “puro”, na faixa de 3,5 GHz, no Brasil.

Conforme determinado pela Anatel, a partir de julho as operadoras celulares terão condições de ativar o sinal sem risco de que a interferência provocada pelo 5G na TVRO fique sem alternativa. Como a TVRO utilizava até hoje a banda C, que sofre interferências da rede móvel, a realocação para a banda Ku foi o caminho encontrado para garantir a manutenção do serviço.

Ao todo, 118 canais fazem parte da lista preferência de uso dos satélites da Embratel Star One. São canais que já existiam em TVRO e pediram o direito de migrar à Anatel. Mas a lista completa de interessados em utilizar a banda Ku para TVRO chega a 200 canais, pois muitas emissoras manifestaram o desejo de entrar neste segmento televisivo.

Segundo a Embratel, seus satélites têm capacidade para receber todos os canais com direito preferencial e todos os interessados, que não têm lugar garantido no D2 ou C4.

A empresa diz que 42 dos 118 que poderiam migrar já resolveram esperar o aquecimento do mercado em banda Ku. “Estima-se que já no mês de junho o varejo começará a vender kits receptores TVRO Ku e que em até 60 dias, no máximo, a EAF iniciará a distribuição dos kits receptores ao público de baixa renda do Cadastro Único do Governo”, diz a empresa ao Tele.Síntese, por nota.

Confira abaixo a lista dos 42 canais que já retransmitem o sinal em banda Ku:

  1. – Band BA
  2. – Band MG
  3. – Band RJ
  4. – Band SAT
  5. – Band SP
  6. – CNT Curitiba
  7. – CNT Rio de Janeiro
  8. – Evangelizar
  9. – Globo Brasília
  10. – Globo Minas
  11. – Globo Nordeste
  12. – Globo RJ
  13. – Globo SP
  14. – Ideal TV
  15. – Jovem Pan News
  16. – Pai Eterno
  17. – Record News
  18. – Rede 21
  19. – Rede Família
  20. – Rede Gazeta SP
  21. – Rede Vida
  22. – Rede Vida 2
  23. – Rede Vida 3
  24. – SBN
  25. – SBT
  26. – SBT BSB
  27. – SBT RIO
  28. – SBT RS
  29. – SBT SP
  30. – Terra Viva
  31. – TESTE TVRO
  32. – TESTE TVRO 2
  33. – TV Brasil
  34. – TV Brasil 2
  35. – TV Câmara
  36. – TV Canção Nova
  37. – TV Horizonte
  38. – TV Justiça
  39. – TV Record Nacional
  40. – TV Século 21
  41. – TV Senado
  42. – TV Verdade

Conforme determinação do Gaispi, grupo que orientação da limpeza do espectro de 3,5 GHz para chegada da 5G, não há problema se os demais canais de TVRO em banda C com direito de preferência demorarem a ativar o sinal em banda Ku. A Embratel Star One precisa deixar o espaço para eles reservado em seus satélites.

Os canais legislativos, por exemplo, devem demorar ainda a entrar, pois haviam manifestado dificuldade em ativar neste ano o sinal em banda Ku. Chegaram a apresentar recurso do Gaispi pedindo adiamento do prazo até 31 de maio. Mas abriram mão do recurso após a edição da portaria da Anatel que previu a reserva do espaço nos satélites da Embratel.

Errata: a primeira versão deste texto informou erroneamente que decodificador poderia ser DTH. O correto é decodificador digital satelital.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas