Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Rumo ao 5G: 42 canais de TVRO já iniciaram a transmissão em banda KU

Data: 06/06/2022
Veículo: Tele.Síntese

Já são 42 com transmissão em banda Ku, dos 118 canais de TVRO que pediram direito de preferência para migrar para a frequência. Os canais estão trabalhando com dupla iluminação, ou seja, continuam a oferecer o sinal em banda C para sintonia de parabólicas comuns.

Terminou em 31 de maio o prazo para as emissoras de TV aberta transmitida por satélite – a chamada TVRO -, iniciarem o uso da banda Ku para transmissão de sinal utilizando os satélites da Embratel Star One D2 ou Star One C4, que ficam a 70º Oeste.

Ao todo, 42 canais ativaram a dupla iluminação no país nesta semana, e estão transmitindo tanto na Banda C, que já utilizavam, quanto na banda Ku, através dos satélites da Embratel.

A migração das emissoras para a banda Ku, que é sintonizada através de um decodificador digital para sinal de satelite e utiliza antenas menores, acontece em razão da instalação do 5G “puro”, na faixa de 3,5 GHz, no Brasil.

Conforme determinado pela Anatel, a partir de julho as operadoras celulares terão condições de ativar o sinal sem risco de que a interferência provocada pelo 5G na TVRO fique sem alternativa. Como a TVRO utilizava até hoje a banda C, que sofre interferências da rede móvel, a realocação para a banda Ku foi o caminho encontrado para garantir a manutenção do serviço.

Ao todo, 118 canais fazem parte da lista preferência de uso dos satélites da Embratel Star One. São canais que já existiam em TVRO e pediram o direito de migrar à Anatel. Mas a lista completa de interessados em utilizar a banda Ku para TVRO chega a 200 canais, pois muitas emissoras manifestaram o desejo de entrar neste segmento televisivo.

Segundo a Embratel, seus satélites têm capacidade para receber todos os canais com direito preferencial e todos os interessados, que não têm lugar garantido no D2 ou C4.

A empresa diz que 42 dos 118 que poderiam migrar já resolveram esperar o aquecimento do mercado em banda Ku. “Estima-se que já no mês de junho o varejo começará a vender kits receptores TVRO Ku e que em até 60 dias, no máximo, a EAF iniciará a distribuição dos kits receptores ao público de baixa renda do Cadastro Único do Governo”, diz a empresa ao Tele.Síntese, por nota.

Confira abaixo a lista dos 42 canais que já retransmitem o sinal em banda Ku:

  1. – Band BA
  2. – Band MG
  3. – Band RJ
  4. – Band SAT
  5. – Band SP
  6. – CNT Curitiba
  7. – CNT Rio de Janeiro
  8. – Evangelizar
  9. – Globo Brasília
  10. – Globo Minas
  11. – Globo Nordeste
  12. – Globo RJ
  13. – Globo SP
  14. – Ideal TV
  15. – Jovem Pan News
  16. – Pai Eterno
  17. – Record News
  18. – Rede 21
  19. – Rede Família
  20. – Rede Gazeta SP
  21. – Rede Vida
  22. – Rede Vida 2
  23. – Rede Vida 3
  24. – SBN
  25. – SBT
  26. – SBT BSB
  27. – SBT RIO
  28. – SBT RS
  29. – SBT SP
  30. – Terra Viva
  31. – TESTE TVRO
  32. – TESTE TVRO 2
  33. – TV Brasil
  34. – TV Brasil 2
  35. – TV Câmara
  36. – TV Canção Nova
  37. – TV Horizonte
  38. – TV Justiça
  39. – TV Record Nacional
  40. – TV Século 21
  41. – TV Senado
  42. – TV Verdade

Conforme determinação do Gaispi, grupo que orientação da limpeza do espectro de 3,5 GHz para chegada da 5G, não há problema se os demais canais de TVRO em banda C com direito de preferência demorarem a ativar o sinal em banda Ku. A Embratel Star One precisa deixar o espaço para eles reservado em seus satélites.

Os canais legislativos, por exemplo, devem demorar ainda a entrar, pois haviam manifestado dificuldade em ativar neste ano o sinal em banda Ku. Chegaram a apresentar recurso do Gaispi pedindo adiamento do prazo até 31 de maio. Mas abriram mão do recurso após a edição da portaria da Anatel que previu a reserva do espaço nos satélites da Embratel.

Errata: a primeira versão deste texto informou erroneamente que decodificador poderia ser DTH. O correto é decodificador digital satelital.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp