Search
Search

Senador propõe subcomissão permanente para acompanhar implantação do 5G no Brasil

Senador propõe subcomissão permanente para acompanhar implantação do 5G no Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 19/04/2021
Veículo: Teletime

O Senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) o requerimento 02/2021, pedindo a criação de uma Subcomissão Permanente composta por cinco senadores titulares e cinco suplentes para acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. A proposta precisa ser aprovada pela CCT.

Segundo Prates, a comissão vai avaliar os impactos socioeconômicos e propor medidas para o aperfeiçoamento da legislação relacionada aos serviços do 5G.

Em dezembro, o plenário do Senado Federal aprovou o Requerimento 2.883/2020, do falecido senador Major Olímpio (PSL-SP), que cria uma comissão temporária para acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Ao total, grupo terá 19 membros, entre senadores, autoridades e especialistas. A nomeação dos membros da comissão ainda não aconteceu.

A diferença das duas comissões é que a proposta pelo senador do PT do Rio Grande do Norte é permanente e vinculada à Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa. Já a aprovada pelo plenário do Senado, proposta pelo senador Major Olímpio é temporária, e conta com agentes externos ao Senado, com especialistas e autoridades do poder Executivo, como um representante do Ministério da Comunicações e outro da Anatel.

Funcionamento da CCT

Segundo apurou o TELETIME, está em debate o retorno das comissões no Senado, a exemplo do que já está acontecendo na Câmara. A proposta é que elas voltem, mesmo que de maneira lenta, com poucas reuniões.

A Câmara inclusive possui um grupo de trabalho composto apenas por deputados para acompanhar a implantação da quinta geração da telefonia móvel no país. O GT já ouviu especialistas das mais diversas áreas e realizou algumas audiências públicas.

 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas