Search
Search

União Europeia propõe fundo financiado por big techs para arcar com redes de fibra e 5G

União Europeia propõe fundo financiado por big techs para arcar com redes de fibra e 5G

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 31/01/2023
Veículo: Teletime

União Europeia está propondo criar um fundo para ajudar com o custo da fibra e da construção do 5G, com grandes empresas de tecnologia fornecendo o dinheiro. A sugestão é de que grandes empresas de tecnologia poderiam ser instadas a pagar uma contribuição a este fundo, que serviria para compensar o custo de construção de redes móveis 5G e infraestrutura de fibra. A reserva seria um acréscimo aos pagamentos obrigatórios de gigantes da tecnologia a operadoras de telecomunicações pelo uso de rede.

Há algum tempo, a Europa tem lutado com a questão de fazer – ou tentar fazer – os gigantes da tecnologia pagarem pela largura de banda que usam há anos e, apesar de complexo, tal movimento vem ganhando força. De acordo com apuração do site de notícias Bloomberg, a minuta da consulta pública anunciada pela Comissão Europeia ano passado que trataria do assunto traz justamente essa proposição.

No documento, a sugestão é de que grandes empresas de tecnologia poderiam ser solicitadas a pagar uma taxa, que serviria para alimentar o fundo para compensar o custo de construção de redes móveis 5G e infraestrutura de fibra. Esse fundo seria um acréscimo aos pagamentos regulares de gigantes da tecnologia a operadoras de telecomunicações já existentes, diz a agência de notícias.

A consulta também traz a ideia de que existe um limite além do qual uma empresa pode ser designada como “grande geradora de tráfego”. O texto ficará aberto para recebimento de sugestões entre dois a três meses e servirá como o primeiro passo real em qualquer plano concreto para cobrar OTTs pelo acesso à rede.

As operadoras alegam que estão transportando muito tráfego, enquanto os clientes finais estão, em muitos casos, pagando menos por isso. Por isso, a perspectiva de investimentos pesados em tecnologia de nova geração é grande. Já as empresas de Internet alegam que fazem pesados investimentos em infraestrutura submarina, datacenters, além de conteúdos que impulsionam o consumo de banda larga.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas