Data: 06/01/2022
Veículo: Notícias da TV (UOL)

Apesar de 2021 ter sido um ano de notícias “repetidas”, com mais desventuras de Jair Bolsonaro à frente do país e a pandemia de Covid-19 sem dar a uma vez à população,o Jornal da Record conseguiu crescer na audiência em relação ao ano anterior. É um ponto para a curva na TV brasileira: os principais noticiários das outras emissoras perderam audiência no ano.
Segundo levantamento das Notícias da TV,o telejornal do horário nobre da Record fechou 2021 com média de 9 pontos na Grande São Paulo, um aumento de 1,1 ponto (ou 14%) na relação ao ano anterior, quando havia anotado 7,9. Como a audiência da TV aberta tem caído anualmente por causa da concorrência com o streaming,o crescimento chama a atenção.
Os principais concorrentes do JR registraram o movimento contrário: o Jornal Nacional, da Globo, caiu de 30 pontos em 2020 para 25,7 no ano passado, uma queda de 14%. Já o SBT Brasil perdeu dois décimos: de 5,8 para 5,6 pontos (um decréscimo de 3%).
Emissoras menores também viram o público fugir de suas telejornais: o Jornal da Band foi de 4,6 para 4,5 (queda de 1%), e a RedeTV! A maior perda de audiência proporcional –31% dos espectadores pararam ver o noticiário em 2021 (de 1,3 para 0,9 ponto).
No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede as audiências dos 15 principais regiões metropolitanas do país, os resultados foram similares: o JR cresceu de 7,4 para 8,3 –um aumento de 12%.
Com a crise no horário nobre da Globo e novelas com desempenho muito abaixo do esperado,o JN caiu 13%, de 27,8 para 24,1 pontos. O SBT Brasil foi de 5,4 para 5 (queda de 8%); o Jornal da Band passou de 2,9 para 2,6 (10% a menos); e a RedeTV! Notícias perderam dois décimos: de 0,9 para 0,7 –o que equivale a 27% do público do telejornal.
Na Grande São Paulo, o índice de 9 pontos representa o melhor resultado anual do JR desde 2016. No PNT, o sucesso vai ainda mais longe: o telejornal não alcança uma audiência tão alta desde 2010.