Na quinta-feira (25), foi publicada a Portaria 561/24, que convoca a superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate, para exercer o cargo de conselheira substituta no Conselho Diretor da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. A vaga decorre do fim do mandato do ex-conselheiro Moisés Moreira, em novembro do ano passado.
Servidora de carreira da Anatel desde 2007, Cristiana Camarate assumirá o posto majoritariamente ocupado por homens. Antes dela, a única mulher a compor o Conselho Diretor foi Emília Ribeiro, em 2008.
Camarate é graduada pela Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília e mestre em Direito Empresarial pela Fundación CIFF – Centro Internacional de Formación Financiera (Universidad de Alcalá/Espanha).
Na Anatel, já atuou nas Gerências de Tratamento de Solicitações de Consumidores (2020-2022), Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo (2017-2013), Planejamento da Superintendência de Universalização (2011-2013) e Outorga (2007-2011).
Atualmente, é Superintendente de Relações com Consumidores na Agência e vice-coordenadora da Comissão Brasileira de Comunicação 4 – Desenvolvimento das Telecomunicações, que tem a atribuição de coordenar a participação e as posições brasileiras perante o Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações (UIT-D) da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Com informações do Tele.Síntese