Pesquisar
Pesquisar

DF testa TV digital pública interativa

DF testa TV digital pública interativa

Famílias de Samambaia testam TV digital pública interativa do projeto Brasil 4D

A família de Vilma Rodrigues, 62, foi uma das escolhidas na região administrativa de Samambaia para participar do projeto Brasil 4D no Distrito Federal.

Por meio do Brasil 4D, criado e desenvolvido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estas famílias terão acesso a informações sobre serviços públicos direto da televisão pública, digital e interativa. Para isso, cada uma recebeu um set-top box, conversor digital que, acoplado à TV, permite a interatividade com o uso do controle remoto.

A novidade impressionou Dona Vilma, mas o que a deixou mais entusiasmada foi possibilidade de ter acesso a vários serviços que antes demandariam deslocamento e tempo. “A gente vai poder marcar consultas, pagar contas, achei tudo excelente!”, elogiou. Além disso, uma das suas maiores expectativas é a busca por vagas de emprego (uma das opções oferecidas pelo programa) para o filho, que é vidraceiro e no momento está desempregado.

O sistema instalado nas casas de Samambaia permite ainda ao cidadão o acesso a informações sobre endereço dos postos de saúde mais próximos, vagas de emprego de acordo com a escolaridade, atualização do Cadastro Único e compromissos que o cidadão precisa cumprir para continuar a ter acesso ao Bolsa Família.

A neta de Vilma, Jayane Rodrigues, 10, também está empolgada com a novidade e já ajuda a avó a interagir com a televisão. “Gostei muito do joguinho da mulher”, disse a menina, referindo-se ao aplicativo que traz informações sobre a Lei Maria da Penha.

O diretor-presidente da EBC, Nelson Breve, ressaltou o caráter inclusivo e inovador do projeto. “O Brasil 4D mostra como a tecnologia pode ser útil para fazer com que pessoas possam ter acesso a políticas públicas”, destaca. Breve lembrou dos resultados obtidos na fase piloto do projeto, quando o sistema foi testado por 100 famílias de João Pessoa (PB). “Dois por cento conseguiram aumentar a renda e outras tantas economizaram o dinheiro usado no ônibus (necessário para o deslocamento em busca de informações)”, pontua.

Presente na cerimônia de lançamento do Brasil 4D representando o governador Agnelo Queiroz, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Swedenberger Barbosa, ressaltou a importância da parceria com a EBC por estar alinhada as políticas públicas do GDF. “Saúde, assistência social, mulher e trabalho. Todas essas informações, disponíveis em diferentes secretarias do governo, chegarão às casas dessas famílias (por meio da televisão)”, disse.

O coordenador e idealizador do projeto, André Barbosa, agradeceu a todas as parcerias que possibilitaram a concretização do projeto. “Tivemos todas as dificuldades, mas também todos os apoios possíveis”, afirmou. Para ele, o Brasil 4D realiza na prática o que foi uma das promessas da televisão digital desde quando foi lançada, em 2007: contribuir para a inclusão digital e social.

“É o primeiro que tira proveito de todo o potencial do Ginga para promover a inclusão digital”, elogiou o professor da PUC Rio e criador do middleware Ginga, Luiz Fernando Soares. A tecnologia é utilizada no Brasil 4D e permite a criação de aplicativos para a televisão digital.

O projeto Brasil 4D começou a ser desenvolvido em 2011 e conta com a parceria de órgãos públicos, universidades e empresas. A fase do projeto no Distrito Federal conta com a parceria do GDF por meio da Casa Civil e das secretarias de Assistência Social, Saúde, Mulher e Trabalho. Terá duração de três meses e será acompanhada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), que realizará pesquisa de campo para avaliar o impacto socioeconômico da televisão digital na vida das famílias participantes do projeto.

Agência EBC
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas