O deputado Alexandre Leite (DEM-SP) foi eleito, nesta terça-feira, 3, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados para 2016. Deputado Federal em seu segundo mandato, Alexandre Leite é um dos mais jovens e atuantes parlamentares do Congresso Nacional. Muito entusiasmado com a presidência da Comissão, Leite fala sobre suas expectativas. Confira entrevista abaixo:
Deputado, quais serão os principais desafios para a presidência da CCT ?
O principal desafio será dar celeridade aos trabalhos da comissão. Nós temos uma quantidade imensa de projetos parados. A comissão começa de forma tardia. Ainda teremos Olimpíadas e eleições municipais. Então temos pouco tempo de trabalho e vamos procurar concentrar o debate em um novo modelo de fornecimento de comunicação, de banda larga, em conjunto com a lei penal, em vista do problema que tivemos com o whatsapp.
O senhor é contra o bloqueio do WhatsApp?
Totalmente contra, mas temos que respeitar a justiça. Essa questão do fornecimento de dados para a justiça tem que ser debatido, porque apesar de termos aprovado o Marco Civil, essa é uma matéria em constante mutação, então já precisamos atualizar e colocar de acordo com as necessidades reais do Brasil.
E os projetos referentes à radiodifusão?
Há bastante interesse em dar seguimento naqueles que estão na pauta, e principalmente os que estão acumulados nos ministérios. É inaceitável projetos de outorgas de televisão parados e que precisam de uma interlocução da presidência da Comissão e dela como um todo para conseguir dar andamento em alguns desses processos. Queremos que os trabalhos avancem.
Por Marcela Oliveira
Assessoria de Comunicação da Abratel