Fórum SBTVD conclui recomendação de tecnologias para TV 3.0

Fórum SBTVD conclui recomendação de tecnologias para TV 3.0

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Tecnologia já é adotada nos Estados Unidos e Coreia do Sul

O Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) finalizou, na segunda-feira (22), a recomendação de tecnologia para a camada física, “um avanço significativo na consolidação do novo padrão técnico para a televisão digital aberta e gratuita”, afirma a organização.

A recomendação do fórum é pela adoção da camada física do ATSC 3.0, tecnologia similar à adotada nos Estados Unidos e Coreia do Sul, onde já existe operação comercial de TV 3.0, porém com a adição das ferramentas de eficiência espectral e energética MIMO e LDM e ferramenta de identificação do transmissor pelo ar (TxID OTA) para a segmentação geográfica de conteúdos e alertas de emergência.

O resultado foi obtido após a conclusão dos testes laboratoriais e de campo que marcaram a terceira fase do projeto. Agora, será encaminhado ao Ministério das Comunicações (MCom). A decisão final sobre os padrões do serviço de radiodifusão no Brasil é da Presidência da República.

Para Raymundo Barros, presidente do Fórum SBTVD, esse é um momento decisivo. “A conclusão da recomendação da tecnologia da camada física é um marco importante do projeto e representa um avanço crucial no desenvolvimento da TV 3.0, consolidando nosso compromisso com a entrega dos projetos de Norma ainda em 2024”, avalia.

Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirma que a tecnologia é uma das revoluções mais esperada do setor. “A nova geração de TV digital integrará o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão à internet, criando novos modelos de negócios e empregos”, completa.

O novo padrão de tecnologia para a TV digital aberta e gratuita está sendo desenvolvido pelo Fórum SBTVD, com a participação de cerca de 90 pesquisadores de nove universidades brasileiras, financiados pelo por meio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e diversos setores ligados à radiodifusão, como a Abratel.

A expectativa é que já em 2025 as primeiras transmissões piloto de TV 3.0 sejam iniciadas, e que o novo serviço proporcione conteúdos mais interativos e personalizados, por meio de aplicativos e com melhor qualidade de som e imagem.

Para mais informações sobre o Projeto de TV 3.0, acesse a página do Fórum SBTVD.

Com informações do Fórum SBTVD/Foto: Fabio Pozzebom/ABr

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
_ja_6381 (2)
MCom divulga calendário de flexibilização ou dispensa da Voz do Brasil
Wender evento SARC
Abratel participa de evento sobre cadastramento do SARC
microfone
Projeto define regras para convocação de cadeia de rádio e TV para pronunciamentos oficiais
Fachada do Ministério da Educação (MEC)
Abratel renova contrato com o MEC
close-up-artist-making-music
Rádio: uma voz sem fronteiras
Informe Abratel
Loading...
1 2 50

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas