Search
Search

Governo mantém cronograma gradual no apagão da TV analógica

Governo mantém cronograma gradual no apagão da TV analógica

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Foi o que afirmou a secretária interina de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patricia Ávila, durante o Congresso SET 2013, realizado em São Paulo.

Anteriormente previsto para ocorrer de uma só vez em todas as cidades do país, em 2016, o apagão analógico agora será realizado em etapas, de acordo com decreto presidencial publicado no fim de julho. Agora, o período de transição da TV analógica para a digital começa em janeiro de 2015 e deve terminar em dezembro de 2018.

De acordo com dados da Anatel, são 724 as cidades atendidas pelo sinal digital, que poderiam ter o sistema analógico desligado já na primeira etapa do apagão analógico, permitindo a licitação da faixa de 700 MHz no mesmo ano – esta faixa, hoje ocupada pelas emissoras de TV analógicas, será destinada à oferta do 4G. A medida, no entanto, pode causar impacto sobre a cobertura de outras cidades. “Por este motivo, o Ministério das Comunicações e a Anatel estão trabalhando internamente para reduzir o número de cidades o máximo possível, de modo que o impacto causado, pelos custos envolvidos, seja o menor possível”, explicou Patrícia Ávila.

Para a secretária, é possível promover uma transição tranquila e segura tanto para o telespectador quanto para o radiodifusor. “Faremos o apagão apenas nos locais em que seja realmente necessário. Precisamos de um prazo maior para que todos possam se programar”, destacou, observando que a meta do governo é que todos os brasileiros possam ter acesso ao sinal digital até o fim de 2018.

Fonte: Minicom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas