Search
Search

GT da Câmara aprova remuneração do conteúdo jornalístico

GT da Câmara aprova remuneração do conteúdo jornalístico

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Relator do Projeto de Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, conhecido como “PL das fake News”, defendeu a remuneração como forma de valorizar o jornalismo profissional

O Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que trata do aperfeiçoamento da legislação brasileira sobre internet aprovou, na última terça-feira (7), o relatório que dispõe sobre o PL 2630/20 e apensados.

Um dos pontos mais importantes e defendidos pela Abratel, a remuneração do conteúdo jornalístico, foi confirmado pelo colegiado. O diretor-geral da Abratel, Samir Nobre, destacou a importância da referida aprovação.  “É inegável que as plataformas de tecnologia atuam como empresas de comunicação, já que que distribuem conteúdo e são remunerados mediante publicidade. Utilizam-se indevidamente o conteúdo jornalístico e de entretenimento produzido por veículos de comunicação. Torna-se claro, neste sentido, que a assimetria regulatória prejudica a competitividade entre os veículos de comunicação através de uma concorrência considerada desleal”, afirmou Nobre.

O relator da matéria, deputado Orlando Silva, defende que a remuneração é necessária para se valorizar o jornalismo profissional e combater a desinformação. “Considero que aquilo que é produzido de modo profissional por empresas de comunicação deveria ser remunerado. Até porque os buscadores ganham dinheiro utilizando esses conteúdos”, afirmou Silva.

Outras obrigações para as chamadas big techs como a necessidade de representante no Brasil, respeito à legislação da publicidade nacional e a responsabilização solidária por eventuais danos causados por conteúdos impulsionados por seus anunciantes, também são destaques no texto e teve atuação da Abratel.

O texto do GT será analisado pelo Plenário, possivelmente, no início do próximo ano. Entretanto, vale dizer que existe um esforço do relator e da presidente do GT, deputada Bruna Furlan, para que a matéria seja apreciada ainda este ano, na próxima semana. Silva apresentou um requerimento de urgência, ainda apreciado.

Raul Trindade dos Santos
Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
ads_1200x628
Futurecom 2025 com desconto exclusivo para associadas Abratel
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
banner brasil antenado
Em nova fase, MCom lança o Brasil Antenado com instalação gratuita de parabólicas digitais
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas