Search
Search

GT discute testes das tecnologias candidatas para a próxima geração da TV Digital

GT discute testes das tecnologias candidatas para a próxima geração da TV Digital

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Terceira Reunião Ordinária contou com a presença de  representantes do Governo Federal, das entidades  representativas do setor de radiodifusão e da academia

O Ministério das Comunicações (MCom) realizou a 3ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho (GT) da TV 3.0, onde foram discutidos os testes dos sistemas candidatos para a Camada Física do ecossistema da TV 3.0, responsável pela transmissão do sinal pelo ar. O diretor-geral da Abratel, Samir Nobre, faz parte do grupo.

Três sistemas estiveram sob avaliação – o ATSC 3.0, o ISDB-T Avançado e o 5G Broadcast – e durante a reunião foram apresentados resultados indicando os sistemas que apresentam melhor conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Projeto TV 3.0.

Após a conclusão dos testes conduzidos pela Universidade Mackenzie de São Paulo, realizados entre abril e setembro de 2023, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) indicou que os sistemas ATSC 3.0 e o ISDB-T Avançado apresentam melhor desempenho e passarão adiante para os testes de campo.

Os testes de campo de camada física da Fase 3 do Projeto TV 3.0 vão ocorrer no Rio de Janeiro, de dezembro de 2023 a maio de 2024. Segundo o secretário de Comunicação Eletrônica do MCom e presidente do GT, Wilson Wellisch, os testes são uma fase importante do projeto, mas ressalta que nenhuma tecnologia foi descartada.

“O projeto envolve também uma análise de mercado, da indústria, de propriedade intelectual, dentre outras. Além disso, devido à rápida evolução tecnológica, é possível que outros sistemas, como o 5G Broadcast, possam se adequar para cumprir os requisitos da TV 3.0 no Brasil, podendo ser utilizados, inclusive, de forma complementar a outros sistemas, para a recepção móvel de televisão digital”, destacou Wellisch.

As atividades do GT da TV 3.0 seguem até 31 de dezembro de 2024. O grupo deve propor o padrão tecnológico para decisão pelo Presidente da República, além de estabelecer vários outros aspectos da nova geração de TV digital no Brasil, incluindo regulamentação; padrão tecnológico; modelo de implantação no território nacional; e cronograma de implantação para a TV 3.0.

TRABALHO DO FÓRUM – O relatório do teste de laboratório de camada física da Fase 3 estará disponível na página do Projeto TV 3.0 no site do Fórum SBTVD (https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/), contribuindo assim para a transparência do processo e o desenvolvimento do setor.

Em nota, o Fórum  reafirmou  seu compromisso com o aprimoramento contínuo da televisão digital no Brasil e com a promoção de tecnologias inovadoras que beneficiem os consumidores e a indústria de radiodifusão.

Com informações da SET e do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas