Na zona rural de Redenção do Gurguéia, no sul do Piauí, a rotina de Geana Fonseca Duarte e do marido, Fortunato Alves Pereira, sempre foi marcada pelo trabalho no campo e pela simplicidade do dia a dia. Por muitos anos, o casal enfrentou dificuldades para assistir à televisão nos momentos de descanso — realidade que mudou com a chegada do programa Brasil Antenado.
A instalação da antena parabólica digital trouxe impacto imediato. A melhora na qualidade do sinal permitiu o acesso à programação da TV aberta. “Hoje conseguimos saber o que está acontecendo no mundo, as informações chegam até a gente”, contou Geana.

O Brasil Antenado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), com o objetivo de ampliar o acesso à televisão aberta e gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente. A iniciativa já beneficiou mais de 5 milhões de inscritos no CadÚnico com a instalação gratuita de parabólicas digitais em todo o país.
Para Fortunato, a televisão voltou a fazer parte da rotina de descanso após o trabalho na roça. “Gosto de canais que tocam músicas sertanejas e, aos domingos, acompanho os esportes e um jornal com notícias nacionais. O Brasil Antenado está levando a antena até onde o povo mais precisava”, afirmou.
Com renda limitada, investir em equipamentos para melhorar o sinal da TV era inviável. “Eu recebi a antena e gostei muito. A imagem está 100%. Agora, quando sobra uma horinha no meio do trabalho, sento para assistir a uma novela”, disse Geana. Mesmo quando não está diante da televisão, ela mantém o aparelho ligado enquanto realiza as tarefas domésticas, garantindo acesso contínuo à informação.
Famílias aptas
A família de Geana vive em uma das 88 cidades do Piauí atendidas pelo programa. Atualmente, 79 mil famílias em 63 municípios piauienses estão aptas a solicitar o benefício até 13 de março de 2026.
Famílias inscritas no CadÚnico podem agendar a instalação gratuitamente pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). O serviço inclui o fornecimento e a instalação do kit da parabólica digital, sendo necessário apenas possuir um aparelho de televisão, inclusive modelos mais antigos.
Com informações do MCom | Fotos: Divulgação/EAF