A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oficializou nesta quarta-feira (30), a nomeação de Kim Moraes Mota como nova gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), vinculada à Gerência Executiva da autarquia. A nomeação ocorre após a exoneração de Rodrigo Gebrim, publicada no Diário Oficial da União.
Servidora de carreira da Anatel, Kim Mota é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações e atuava como assessora na Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR).
Com trajetória marcada pelo engajamento técnico em temas estratégicos, foi uma das responsáveis por acompanhar os itens regulatórios de satélites durante a última Conferência Mundial de Radiocomunicação — com destaque para os debates ligados à sustentabilidade espacial, tema prioritário para o Brasil.
Kim também participou da formulação de novos estudos voltados ao setor satelital, contribuindo para decisões que impactam diretamente o planejamento de longo prazo das comunicações no país. Seu trabalho técnico teve papel decisivo para o alinhamento das propostas brasileiras no cenário internacional.