Search
Search

MCom cria Grupo de Trabalho para regulamentação da TV 3.0

MCom cria Grupo de Trabalho para regulamentação da TV 3.0

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O novo padrão de televisão digital está previsto para 2025 e vai revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na terça-feira (11), a Portaria nº 9.893/2023, que cria o Grupo de Trabalho responsável por propor a regulamentação aplicável à TV 3.0.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, vai presidir o GT TV 3.0, do qual também participam representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Fazenda e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). O grupo também conta com a participação de entidades do setor de radiodifusão, como a Abratel, que será representada pelo diretor-geral, Samir Nobre.

O GT TV 3.0 tem previsão de fazer a sua primeira reunião ainda em julho e deve entregar uma proposta de regulamentação até 31 de dezembro de 2024. De acordo com Wellisch, o novo padrão de televisão digital – previsto para 2025 – pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos. “A tecnologia e o sistema da TV 3.0 serão totalmente inovadores e permitirão que o usuário não só interaja com a programação, mas conte com a maior qualidade possível de imagem e som”, avalia o secretário.

Para o diretor-geral da Abratel, a criação do GT é primordial para avançarmos com a próxima geração de TV 3.0, aguardada com expectativa pelo setor de radiodifusão. “A Associação e seu corpo técnico tem atuado para que a tecnologia se torne uma realidade nos lares brasileiros”, afirmou Samir Nobre.

O superintendente da Anatel, Vinicius Caram, explicou que a agência tem expectativa de colaborar para a TV digital ser usada como forma de mídia e consumo na evolução do modelo 2.0 para o 3.0, inclusive com sinergia entre radiodifusão e banda larga.

A Anatel quer garantir os espectros aos canais, em uma nova fronteira da tecnologia. Isso inclusive passa pela possível limpeza de espectro VHF alto (canais 7 ao 13, 174 a 216 MHz) que está em uso na TV analógica.A declaração foi feita durante sua participação no MPN Forum.

Confira a lista completa com os nomes que compõem o GT da TV 3.0:

Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
ads_1200x628
Futurecom 2025 com desconto exclusivo para associadas Abratel
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
radiodifusão
Nova lei moderniza legislação da radiodifusão; confira o que muda
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
Informe Abratel
Loading...
1 2 67

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas