Search
Search

Ministério das Comunicações lança pontos de acesso à internet nas 23 estações de trem do Rio Grande do Norte

Ministério das Comunicações lança pontos de acesso à internet nas 23 estações de trem do Rio Grande do Norte

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 18/01/2022
Veículo: Ascom Ministério das Comunicações

Em solenidade realizada em conjunto com a Funasa, nesta segunda (17), em Natal, os órgãos efetivaram diversas entregas do Governo Federal para a população do estado

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugurou, nesta segunda-feira (17), em Natal (RN), uma parceria inédita no âmbito do programa Wi-Fi Brasil, para levar conectividade às 23 estações do sistema de trens urbanos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os pontos de acesso levarão internet gratuita de banda larga aos usuários das estações da capital, além dos municípios de Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, que integram a Grande Natal.

“Cerca de nove mil pessoas passam pelas estações e estamos estudando colocar nos trens também”, destacou o ministro no evento. A CBTU em Natal opera 56,2 quilômetros de linha, atendendo a quatro municípios.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância. No Rio Grande do Norte já foram instalados 508 pontos de inclusão digital por meio do Wi-Fi Brasil, levando conexão em alta velocidade para 114 municípios potiguares. O benefício chega agora a localidades sem cobertura de internet, visto que 80% das antenas estão ativas em zonas rurais, 297 deles em escolas públicas, 36 em Unidades de Saúde e sete em assentamentos.

DIGITALIZA BRASIL – Ainda no evento, o Ministério das Comunicações (MCom) lançou também o “Digitaliza na Estrada”: ação itinerante que vai percorrer várias cidades do Nordeste, registrando a instalação de antenas e a chegada do sinal da TV Digital. Até o momento, 27 cidades do Rio Grande do Norte estão qualificadas pelo programa Digitaliza Brasil para receber equipamentos de transmissão para substituição das estações analógicas hoje em operação. Desse total, 11 já receberam a antena e três foram inauguradas: a primeira em Tenente Ananias, a segunda em Touros e a terceira, hoje (17), em Barcelona.

“É uma agenda importantíssima porque muda muito a vida das pessoas: onde só tinha um canal funcionando, às vezes chiando, em um dia só, passa a ter nove canais. E com a qualidade muito melhor de som e imagem”, destaca o ministro das Comunicações. A mesma estrutura traz a possibilidade de que possam ser colocados futuramente, outros cinco canais de televisão.

Fábio Faria detalhou, ainda, que a mudança também melhora o conteúdo oferecido à população da cidade: “a programação, muitas vezes, era a que passava em São Paulo e no Rio de Janeiro – programação do Sudeste. Agora não: a programação é local e digitalizada. E isso será não só no Rio Grande do Norte, mas em 1.638 cidades em todo o Brasil”.

De Barcelona, o Digitaliza na Estrada seguirá para municípios nos estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, virando a chave para a chegada da TV Digital. São cidades que aderiram ao programa logo nas duas primeiras etapas. Até o final do ano, o MCom pretende concluir a digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam hoje apenas com o sinal analógico. Serão mais de 23 milhões de pessoas beneficiadas.

A cerimônia foi realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que também inaugurou obras e entregou projetos de saneamento básico, de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário à população do RN.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas