Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Comissão publica relatório sobre rádio digital

Em homenagem ao dia do rádio, comemorado em 25 de setembro, o relator da subcomissão do rádio digital, Sandro Alex, do PPS do Paraná, apresentou o teor do relatório que foi encaminhado à Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

O colegiado acompanhou a discussão sobre a escolha do padrão tecnológico do rádio a ser adotado no país. Sandro Alex informou que o relatório propõe a adoção do modelo americano de alta definição para o rádio digital.

“A conclusão dos trabalhos leva para a implantação no Brasil do sistema HD Radio. Entretanto, não é aconselhável que as emissoras brasileiras fiquem adstritas a um único modelo de negócios e uma só tecnologia. Desta forma as emissoras de ondas médias, curtas e tropicais poderiam adotar um outro sistema que contemplasse essas faixas”, relatou o deputado.

Apesar da escolha do modelo HD Rádio, Sandro Alex recomenda que as rádios tenham liberdade de escolher o modelo que atenda a realidade de cada emissora. “O Brasil não deve adotar um modelo com exclusividade, nem os países de origem dos sistemas o fazem, mas sim permitir que as emissoras adotem os parâmetros que melhor atendam às suas características e aos ouvintes, pois a digitalização do rádio representa não só uma nova oportunidade de negócio para as emissoras, mas também a oportunidade de desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, concluiu.

Confira o relatório na íntegra.

Memória
A Câmara dos Deputados instalou em 16 de abril a Subcomissão Especial de Rádio Digital dentro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI). A intenção é que esse novo grupo de trabalho continue dando andamento aos projetos que vinham sendo acompanhados e desenvolvidos pela subcomissão com o mesmo tema, que teve como relator o deputado Sandro Alex (PPS-PR) e funcionou no ano passado. Foi ele quem apresentou o pedido de recriação da subcomissão.

Por João Camilo
Com informações da Agência Câmara

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br