Search
Search

Em ofício ao presidente da CCTCI, Abratel defende o livre exercício do jornalismo

Em ofício ao presidente da CCTCI, Abratel defende o livre exercício do jornalismo

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), enviaram, nesta terça-feira (13), um ofício ao deputado federal e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), Aliel Machado. As associações pedem atenção ao PL 2021/15, pautado para amanhã (14), que atenta contra a Liberdade de Imprensa no exercício profissional do jornalista.

A proposta condiciona a realização de entrevistas ou exibição de imagens de presos sob custódia do Estado no interior de delegacias ou estabelecimentos prisionais à prévia autorização judicial. Para as entidades, a exigência configura clara censura prévia à atividade de comunicação. “A medida tornaria o exercício do jornalismo impraticável, considerando o quanto a informação é perecível e depende do tempo de apuração e divulgação”, defendem.

Na mensagem, foi solicitado o apoio de Aliel Machado e dos demais componentes da Comissão, pedindo a retirada do PL da pauta e a votação do requerimento de audiência pública para debater o tema. As entidades pedem que o projeto seja rejeitado.

A Abratel defende que eventuais abusos cometidos sejam apurados, contudo, não se pode censurar previamente a liberdade de imprensa e o livre exercício do jornalista. A atividade contribui, diariamente, para a denúncia de condutas ilícitas, resolução de crimes, prisão de foragidos e para o estímulo ao surgimento de novas testemunhas, que muitas vezes se mobilizam apenas após os casos ganharem repercussão nos veículos de comunicação.

Assessoria de Comunicação da Abratel

 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas